Moradores do Costa Rica pedem melhorias de infraestrutura
Valéria Pereira, ex-presidente da Associação de Moradores tomou iniciativa e compartilhou as insatisfações dos moradores da região
Publicado: 07/05/2024, 10:07
A ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Costa Rica, Valéria Pereira, compartilhou com o Portal aRede relatos de moradores insatisfeitos com a falta de infraestrutura na região.
Conforme no vídeo em destaque, é possível notar a frustração dos motoristas que precisam acessar o bairro, demorando até 20 minutos na fila. "Como nós temos apenas uma entrada para acessar o Costa Rica, estamos com um grande problema em relação ao trânsito. Os congestionamentos existem todos os dias", conta Valéria. Segundo ela, a lentidão prevalece em 'horários de pico' e, principalmente, nos momentos em que o trem atravessa a via.
Um dos exemplos referentes a falta de infraestrutura relatada pelos moradores está na imagem abaixo, onde o ponto de ônibus havia caído em via pública, atrapalhando o tráfego de veículos, além da passagem dos pedestres. Valéria comentou que a estrutura já foi retirada, mas por enquanto, um novo ponto de ônibus não foi colocado no local.
Outro transtorno comentado pelos residentes, é em relação à Unidade Básica de Saúde (UBS) Santos Domingues. Valéria afirma que somente os pacientes agendados e no máximo 10 pessoas são atendidas, tanto no período da manhã quanto da tarde. "Aqui a demanda é muito grande, então precisamos ser encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Santana e Santa Paula". Ela acredita que, por conta da falta de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde presentes nos bairros, as UPAs do município estão tendo uma superlotação.
Mais um motivo que tem preocupado os moradores do Costa Rica, é a sujeira presente nos terrenos baldios, principalmente em um momento onde os casos de dengue só estão aumentando na cidade. "Os terrenos baldios estão um caos e completamente abandonados", comenta.
A equipe de Jornalismo do Portal aRede e Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), na espera de um esclarecimento por parte da instituição, a respeito da insatisfação da população que mora no bairro Costa Rica.
Em nota* encaminhada, o Poder Executivo explica a atual situação dos projetos de infraestrutura para a região da Costa Rica. Confira abaixo na íntegra:
"De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura, o acesso ao Residencial Costa Rica e Panamá encontrasse em uma situação de estrutura logística complicada por estar cercada pela linha férrea e pelo fato de em todas as áreas possíveis para ampliar o acesso, serem particulares, o que dificulta fazer uma nova ligação.
Em virtude disso, no momento, a Prefeitura realiza estudos e tratativas para acabar com o gargalo, que é a entrada do antigo Matadouro Municipal. Sobre o ponto de ônibus, há um processo junto a Secretaria Municipal de Serviços Públicos de compra de novos pontos de ônibus. Tão logo seja efetivada a licitação, os pontos de ônibus serão substituídos.
Com relação ao atendimento prestado na UBS Santo Domingo Zampier, o procedimento adotado é o mesmo de todas as Unidades Básicas de Saúde. Pacientes com sintomas leves ou que necessitam de um acompanhamento de rotina têm seu atendimento agendado para passarem por consultas eletivas, seguindo os protocolos médicos adequados".
*Notícia atualizada às 10h24, de 8 de maio de 2024, com a nota da Prefeitura.
Sob supervisão de Rodolpho Bowens