I Conferência para os Migrantes discute auxílio e promoção
Evento em Ponta Grossa define delegados para etapa estadual que acontece no final de abril
Publicado: 11/03/2024, 17:08
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), em conjunto com o Comitê dos Migrantes, Apátridas e Refugiados, realizou no último sábado (9), no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a I Conferência para os Migrantes.
O evento contou com 120 pessoas, entre elas 89 migrantes. Antes do início das explanações e debates, apresentações artísticas foram realizadas, demonstrando culturas de parte dos migrantes representados no evento.
Ponta Grossa conta hoje com aproximadamente 1.300 pessoas que fazem parte deste público, com base nos cadastros de 2022 e 2023 da instituição Caritas.
De acordo com a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, o evento discutiu o cenário das migrações, refúgio e apatridia, com a finalidade de prestar informações e construir propostas, diretrizes e recomendações para o desenvolvimento de políticas públicas para este público.
“Contamos com uma participação importante dos migrantes no evento. Tivemos 28 inscritos para a etapa estadual, bem como 15 candidaturas para compor o Comitê Municipal de Migrantes, Refugiados e Apátridas, que teremos que fazer eleição, pois temos oito vagas apenas (quatro titulares e quatro suplentes)”, explica Tatyana. Entre os 28 inscritos para a etapa estadual, 18 são venezuelanos, cinco haitianos, dois sírios, dois tunisianos e um colombiano.
As conferências municipais ocorrem em todo o país entre dezembro de 2023 e março de 2024. Nos encontros municipais são elaboradas propostas e definidos delegados para as etapas estadual e federal da Conferência. A Conferência Estadual, que será realizada pelo Governo do Estado, tem previsão para acontecer no final do mês de abril.
Das Assessorias