Empresa que faz obras no entorno do Lago de Olarias é notificada | aRede
PUBLICIDADE

Empresa que faz obras no entorno do Lago de Olarias é notificada

Suspeita é de que sedimentos da obra tenham caído sobre a rua Lagoa da Tijuca e o próprio Lago; terra e lama na pista causaram acidente na manhã dessa terça

Em acidente, é possível perceber grande quantidade de terra na pista (foto)
Em acidente, é possível perceber grande quantidade de terra na pista (foto) -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após o acidente com um ônibus do transporte coletivo que terminou com seis vítimas na manhã dessa terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa notificou oficialmente uma empresa responsável por obras de um condomínio no entorno do Lago de Olarias. Segundo documento que Portal aRede teve acesso nesta quarta-feira (21), a empresa Cidade Nova Empreendimentos Imobiliários Ltda., de Curitiba, deverá apresentar um plano para limpeza da região e desassoreamento do Lago dentro de cinco dias úteis.

De acordo com informações apuradas pela reportagem, a suspeita inicial dos técnicos da secretaria de Infraestrutura e Planejamento é que irregularidades nas obras do condomínio fizeram com que barro e diversos sedimentos 'invadissem' a rua Lagoa da Tijuca, que fica no entorno do Lago, assim como caíssem sobre o próprio Lago de Olarias. "Tendo em vista a raspagem da camada do terreno vegetal, que vem causando erosões no terreno e prejuízos ao Lago de Olarias e ao interesse público, fica a empresa notificada a apresentar plano de trabalho e iniciar as obras", destaca o documento assinado pelo engenheiro Orlando Hennenberg.

Caso não cumpra os termos da notificação, a empresa pode ser multada "no valor inicial de 200 VR (Valores de Referência), ou seja, R$22.000,00".

PREJUÍZOS AMBIENTAIS - Além do perigo causado pela terra - e por consequência a lama e a sujeira - em meio a via, há uma grave preocupação com os sedimentos que teriam caído no Lago. "Conforme levantamento batimétrico, apontaram-se 67.617,05 m³ de sedimentos lançados no Lago", ressalta o ofício enviado pela Prefeitura para a construtora. Há uma suspeita inicial, inclusive, de que a quantidade de materiais presentes na água tenha causado a morte de peixes que vivem no local.

OUTRO LADO - O Portal aRede entrou em contato com a empresa Cidade Nova Empreendimentos Imobiliários na manhã desta quarta; por telefone, um homem que se recusou a se identificar apenas disse que a empresa "não tinha conhecimento do assunto e que não havia sido notificada". O espaço segue aberto para uma manifestação oficial da companhia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE