Ações da Prefeitura atendem saúde da população de rua | aRede
PUBLICIDADE

Ações da Prefeitura atendem saúde da população de rua

A ação promove orientações, avaliações clínicas, escuta e aconselhamento, assim como direcionamento e encaminhamentos para serviços da Rede Municipal de Saúde

Desde o início das atividades, em agosto de 2023, mais de 150 pessoas já foram cadastradas
Desde o início das atividades, em agosto de 2023, mais de 150 pessoas já foram cadastradas -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está levando ações de saúde para pessoas em situação de rua. A iniciativa do ‘Consultório na Rua’ promove orientações, avaliações clínicas não-invasivas, escuta e aconselhamento, assim como direcionamento e encaminhamentos para serviços da Rede Municipal de Saúde.

“Iniciativas como essa, aliadas aos novos investimentos que temos feito como a contratação de novos médicos e a melhoria da estrutura das nossas unidades, contribuem para fortalecer nossa Rede de saúde, tornando-a mais ampla, mais ágil e eficiente para avançarmos ainda mais no cuidado com a saúde de todos os nossos cidadãos”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, desde o início das atividades, em agosto de 2023, mais de 150 pessoas já foram cadastradas pelas equipes. As atividades de abordagem são realizadas mensalmente por uma equipe multidisciplinar.

“O Consultório na Rua conta com uma atuação integrada das nossas gerências de Saúde Mental, Atenção Primária, de Transporte e do Núcleo de Educação Permanente, proporcionando um trabalho articulado e direcionado para as necessidades das pessoas atendidas”, comenta. 

Segundo a gerente de Saúde Mental da FMS, Elaine Peclat, as ações do Consultório na Rua estão desempenhando papel fundamental na promoção e na prevenção de saúde no Município.

“É por meio de um atendimento humanizado às pessoas vulneráveis que conseguimos proporcionar o acesso equitativo ao cuidado integral à saúde”, analisa.

Já a supervisora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da FMS, Patrícia Valenga, aponta que as ações do Consultório já têm trazido resultados positivos. 

“Nas ações, as pessoas em situação de rua encontram um profissional disposto a escutar e a oferecer um cuidado integral à saúde. Mesmo nos casos com maior resistência, percebemos uma aproximação maior na medida em que vamos estabelecendo vínculos. Um exemplo disso é que, desde o início das atividades, já conseguimos realizar avaliações médicas, orientações e encaminhamentos aos dispositivos da rede, além de avaliações promovidas pela equipe especializada em saúde mental e inserções na Atenção Integral do Caps AD, estrutura destinada à desintoxicação e à diminuição de internamentos”, finaliza.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE