Ponta-grossense pede ajuda para tratar câncer raro
Karine descobriu em novembro de 2023, através de biópsia, um linfoma na célula T CD30 Positivo e desde então aguarda o início do tratamento pelo SUS
Publicado: 18/01/2024, 15:50
A massoterapeuta Karine Rosa, de 41 anos, enfrenta uma luta contra um câncer raro. Natural de Ponta Grossa, ela descobriu no dia 9 de novembro de 2023, através de biópsia, um linfoma na célula T CD30 Positivo.
Ela relata que está aguardando o início do tratamento há 70 dias e, pela Lei 12.732/2012 pacientes oncológicos têm direito de iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença.
Informou que estava aguardando autorização para realizar o exame PET-CT pelo SUS para dar início ao tratamento, que será realizado em Curitiba. Ela conseguiu a liberação nesta quinta-feira (18) e fará o exame nesta sexta-feira (19).
Apesar da Prefeitura fornecer ônibus para o transporte, a paciente conta que os gastos são inúmeros e que terá que realizar no mínimo 8 meses de quimioterapia.
Casada e mãe de dois filhos, um de 17 anos e uma bebê de 1 ano e 6 meses, ela relata que está sofrendo tanto físicamente, quanto emocionalmente. "Eu sempre trabalhei (...), mas hoje não tenho condições de trabalhar. Meu psicológico não ajuda e meu esposo precisa me acompanhar, então não está sendo fácil", declara.
Para custear o tratamento e auxiliar a família neste momento difícil, Karine criou uma 'vaquinha' online. Para quem quiser colaborar financeiramente com a paciente, pode doar CLICANDO AQUI. "Estou pedindo de coração, qualquer ajuda é bem vinda", assinala.