Moradores do ‘Barreto’ pedem reabertura de ruas em manifestação
Protesto aconteceu na tarde deste sábado na avenida Eunice dos Reis, no bairro de Olarias. Após diversos acidentes e lentidão no trânsito, eles pedem a reabertura do acesso de duas ruas
Publicado: 13/01/2024, 21:08

Moradores do Jardim Barreto, localizado no bairro de Olarias, fizeram uma manifestação, na tarde deste sábado (13), em Ponta Grossa. Eles se reuniram no cruzamento da avenida Eunice dos Reis com a rua Bárbara Steiw para fazer reivindicações para a malha viária do bairro. De acordo com eles, uma mudança recente tem causado complicações no trânsito e acidentes. O objetivo da manifestação foi dar voz à população para chamar a atenção das autoridades para o problema.
Os moradores se reuniram e elaboraram uma faixa, para expressar o pedido da reabertura das ruas Jaime Alves dos Anjos e Thomas Nogueira de Jesus. Segundo os moradores, houve o fechamento do acesso a essas ruas para quem está na avenida Eunice Reis e quer entrar nessas ruas, ou vice-versa: que está nessas ruas e quer atravessar ou acessar a avenida em um dos sentidos.
O acesso a essas ruas foi fechado há cerca de quatro meses, quando houve o recapeamento asfáltico da avenida Eunice dos Reis. O reflexo disso foi um excesso de trânsito na rua Bárbara Steiw e na rua Antonina, como explica a manifestante Camila Fussy. “Aqui o trânsito tem um fluxo muito grande, porque corta o pessoal que vem de Uvaranas para Oficinas e vice-versa, e por causa do Lago de Olarias. Quando eles fecharam essas duas ruas, eles jogaram fluxo todo para a Bárbara Steiw, e dessa rua para a Rua Antonina. E daí está acontecendo muito acidente, tanto na esquina da Bárbara com a avenida Eunice dos Reis, quanto na rua Antonina", informa.
Nessa semana, houve um acidente com capotamento no cruzamento da avenida Eunice dos Reis com a rua Bárbara Steiw (confira o vídeo clicando aqui). No local, houve uma alteração na preferencial há alguns meses. Além disso, como moradora, Camila afirma que enfrenta dificuldades para sair da casa e leva bastante tempo para conseguir passar por esse trecho de grande fluxo em horários de pico. “Nós queremos que eles reabram essas ruas, para diminuir esse fluxo. Porque daí o fluxo se divide entre a Thomas Nogueira de Jesus e a Jaime Alves dos Anjos, e se divide pela avenida Eunice dos Reis, que é uma avenida larga. Então, cortando ali, o pessoal consegue andar mais, mais carros, não forma tanta fila e não tem tanto acidente”, completa Camila Fussy.
A manifestação foi acompanhada pelo Trânsito, e no final da manifestação, a Guarda Municipal também esteve presente. Os moradores ressaltam que toda a manifestação foi pacífica.