Comitê da Defesa Civil integra combate a estragos pelas chuvas | aRede
PUBLICIDADE

Comitê da Defesa Civil integra combate a estragos pelas chuvas

Grupo foi formado pela prefeita Elizabeth Schmidt para coordenar as ações de prevenção, socorro, assistência e recuperação das áreas afetadas

Comitê da Defesa Civil é formado por representantes de todas as secretarias, fundações e autarquias do município
Comitê da Defesa Civil é formado por representantes de todas as secretarias, fundações e autarquias do município -

Emmanuel Fornazari

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, publicou em Diário Oficial decreto que cria o Comitê Municipal de Defesa Civil, em resposta aos estragos causados pelas chuvas intensas que afetam a cidade com frequência desde a última sexta-feira (27/10).

O comitê é formado por representantes de todas as secretarias, fundações e autarquias do município, com o objetivo de coordenar as ações de prevenção, socorro, assistência e recuperação das áreas afetadas pelo desastre ambiental.

Segundo o decreto, o comitê terá como atribuições elaborar o plano municipal de defesa civil; monitorar os riscos e alertas meteorológicos; mobilizar recursos humanos e materiais para atender às emergências; realizar vistorias técnicas nas edificações e infraestruturas danificadas; promover campanhas educativas e de conscientização sobre a importância da defesa civil, entre outras.

O comitê também deverá manter contato permanente com os órgãos estaduais e federais de Defesa Civil, bem como com entidades da sociedade civil que possam colaborar com as ações. "Realmente é um momento de união, não tem como não dizer assim. Seja minha secretaria ou de outra secretaria, há um trabalho que se soma. Enfim, nós estamos todos unidos com esse mesmo objetivo”, avalia a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, pasta da qual faz parte a Defesa Civil.

O documento reforça que a criação do comitê é uma medida necessária para garantir a segurança da população e minimizar os prejuízos causados pelas chuvas. O Município realiza uma força-tarefa para assistir famílias desalojadas e desabrigadas, bem como em recuperar os serviços públicos essenciais, já que 40 prédios públicos foram afetados pelo temporal.

“Nós estamos com várias frentes de trabalho, a Defesa Civil faz a entrega nessas regiões mais afetadas, com o apoio do Exército, também da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito, servidores de outras secretarias, enfim, tudo para dar conta e entregar esse material que as famílias estão precisando”, completa Tânia.

Compras emergenciais

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou em Diário Oficial a compra emergencial para dar suporte a casas destelhadas pelo temporal. São dois pacotes de aquisição: R$ 135,2 mil para 8 mil telhas e R$ 54,3 mil para aquisição de 60 unidades de lona, com no mínimo 6 metros de largura e 50 metros de comprimento. Os materiais vão ser destinados para as ações da Defesa Civil. Até o momento, a Prefeitura já distribuiu 9 mil telhas para reparar estragos em telhados de casas de famílias atingidas pela chuva de granizo da última sexta-feira (27). 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE