Aliel detalha ações do Governo Federal pelas enchentes no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Aliel detalha ações do Governo Federal pelas enchentes no Paraná

Parlamentar participou da reunião entre prefeitos e lideranças políticas do Estado com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR), Waldez Goes

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou da reunião on-line, que contou ainda com a presença da equipe técnica do ministério
O deputado federal Aliel Machado (PV) participou da reunião on-line, que contou ainda com a presença da equipe técnica do ministério -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Lideranças políticas do Paraná participaram nesta sexta-feira, 20, de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR), Waldez Góes, para tratar das ações do Governo Federal por conta das chuvas no Paraná. Vários municípios paranaenses já decretaram situação de emergência pelas enchentes que atingem milhares de pessoas. O deputado federal Aliel Machado (PV) participou da reunião on-line, que contou ainda com a presença da equipe técnica do ministério e também dos prefeitos dos municípios. 

De acordo com o ministro, o Governo Federal vai continuar atuando para viabilizar o mais rápido possível o que for necessário. "Estamos trabalhando em cima das demandas dos municípios. Por isso é necessário ter um plano de trabalho, com integração entre a Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal. Quem reconhece o estado de emergência é o MDIR, através da Defesa Civil Nacional. Até o momento, 20 municípios já tem reconhecido o estado de emergência e outros estão em processo. Isso habilita todo o governo para atuar. Os ministérios que precisam agir tem essa legalidade através do reconhecimento de emergencia dos municípios atingidos. Para haver antecipações como Bolsa Família, ações da saúde, seguro defeso, entre outros. Além disso, há um trabalho integrado entre bancada federal, governo federal, estados e municípios. Temos como regra no Governo Lula a solidariedade, a integração e aproximação que estabelece a nossa atuação”, destacou Góes. 

Para o deputado Aliel, o Governo Federal tem sido sensível à situação dos municípios desde o início dos eventos climáticos. “Temos feitos vários contatos em Brasília e conversado com diversos ministérios para que as ações do Governo Federal, que já estão sendo tomadas desde a semana passada, sejam intensificadas nas regiões mais atingidas. Sabemos que muitas pessoas tiveram que deixar suas casas, muitas vezes perdendo tudo o que tinham e o poder público precisa agir rápido para amenizar os danos causados pelas chuvas”, defende Aliel.

O parlamentar tem mantido contato constante com os prefeitos das cidades mais atingidas, como é o caso de União da Vitória, no Sul do estado e de São Mateus do Sul, além de acompanhar a situação de outros municípios que enfrentam dificuldades. Em União da Vitória o nível do Rio Iguaçu, que corta toda a cidade, chegou a 8,37 metros nesta sexta-feira. O nível considerado normal é de cerca de 2 metros. Com isso, milhares de pessoas estão desabrigadas, além de várias empresas e comércios afetados. Essa já é considerada a terceira maior enchente enfrentada pelo município na sua história.

“Tenho falado com o prefeito Bachir, de União da Vitória, com a vereadora Thays e também com a prefeita Fernanda, de São Mateus do Sul. Estamos unindo esforços para levar as demandas ao Governo Federal, que já está agindo através do Ministério dos Transportes, com o ministro Renan Filho, com quem falei esta semana, também através do DNIT, que está agilizando o processo para o reestabelecimento do tráfego na BR-476, na região de Paula Freitas, uma das mais importantes rodovias do Estado e que foi interditada por desmoronamento do asfalto devido as chuvas. Outros órgãos que tem agido diretamente são o Exército Brasileiro, a Defesa Civil Nacional, Desenvolvimento e Assistência Social, entre outros”, revela o deputado. 

Participaram da reunião ainda o coordenador da bancada federal do Paraná, Toninho Wandscheer, a deputada Gleisi Hoffmann, deputado Tadeu Veneri, deputado Marco Brasil, deputado Nelson Padovani, o senador Flávio Arns, o vice-governador Darci Piana, entre dezenas de prefeitos e vereadores das cidades atingidas pelas enchentes. O assunto será novamente discutido e outras ações necessárias serão debatidas na próxima terça-feira, 24, no MDIR.

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE