Em um ano, Upas de PG realizaram mais de 190 mil atendimentos
Esses números representam os atendimentos realizados pelas Upas Santana e Santa Paula
Publicado: 02/10/2023, 17:11
No mês de setembro, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) completou um ano à frente da gestão das UPAs Santana e Santa Paula, que ocorre por meio de contrato de cogestão firmado entre a entidade sem fins lucrativos e a Prefeitura de Ponta Grossa, sob a gerência e fiscalização da Fundação Municipal de Saúde. Durante estes 12 meses de trabalho, mais de 190 mil atendimentos foram realizados e a satisfação dos usuários já chega a 90%.
Há um ano, O INDSH assumiu a gestão das duas unidades de pronto atendimento de Ponta Grossa com a missão de estruturar o serviço de urgência e emergência seguindo os protocolos clínicos de segurança do paciente e com o compromisso de realizar uma gestão integrada à rede municipal de saúde. Passado o primeiro ano, já é possível contabilizar bons frutos dessa parceria, entre elas o expressivo número de atendimentos, revisão dos fluxos de referência e a adequação das unidades às exigências sanitárias.
Primeira unidade a ser assumida pelo INDSH, a UPA Santana é destinada a pacientes adultos e conta ainda com serviço de urgência odontológica. Nesta unidade, localizada na região central, foram realizados 84.800 atendimentos no último ano.
Já a UPA Santa Paula foi assumida dias depois e é maior em número de pacientes. Foram 109.090 atendimentos realizados em um ano, somando os pacientes adultos e pediátricos. A unidade já havia sido gerenciada pelo Instituto desde sua abertura, em 2014, até 2020. À época, a unidade foi reconhecida com a Acreditação ONA 2, certificado de qualidade concedido aos serviços de saúde de excelência e inédito na região para uma unidade de pronto atendimento.
Cogestão com a Fundação Municipal de Saúde trouxe resultados positivos
Além dos números de produção, destaca-se como principal resultado positivo o aumento do índice de satisfação dos pacientes atendidos. Atualmente, nas duas unidades o índice está em torno de 90% de pacientes satisfeitos, com destaque ao acolhimento humanizado dos profissionais.
Outro resultado importante para a gestão foi a validação da licença sanitária. A equipe da Vigilância Sanitária realizou diversas vistorias e apontou um relatório de exigências para adequação, todas concretizadas com êxito em ambas as unidades.
No balanço do primeiro ano de gestão, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, avalia como positiva a atuação do Instituto e destaca a importância do trabalho em equipe para os bons resultados alcançados “Desde o início, estamos realizando um trabalho integrado. Todas as terças-feiras realizamos reuniões de acompanhamento e a equipe da UPA também participa da nossa sala de situação, onde é possível alinhar os fluxos e demandas dos serviços de saúde da região”, declara Juliane.
O presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, também avalia como positiva a gestão integrada com o município e reforça o papel da equipe nesse trabalho. “É com imensa satisfação que celebramos o primeiro ano da nova gestão do INDSH nas UPAs Santana e Santa Paula. Ambas, são exemplos de qualidade e gestão humanizada para a população de Ponta Grossa, graças principalmente ao empenho, profissionalismo e engajamento de seus profissionais. Parabéns”, conclui o gestor.
Metas para o futuro
Outro compromisso assumido pela gestão do INDSH é a certificação das UPAs com o selo de Acreditação Internacional Qmentum, algo inédito para uma UPA do Sul do Brasil. Este certificado atesta que os processos adotados na unidade seguem os mais rigorosos critérios voltados à segurança do paciente.
Este tem sido um trabalho realizado pela equipe da UPA ao longo do ano e que deve se consolidar mais ainda nos próximos meses, por meio de treinamentos da equipe e implantação de novos protocolos. Com isso, a população poderá contar com um serviço mais seguro e de melhor qualidade.