Ministério empenha R$ 7,8 mi para obras do Centro de Reabilitação
Investimento foi confirmado em encontro entre o deputado federal Aliel Machado (PV) e o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto; Centro será construído no HU-UEPG
Publicado: 26/09/2023, 18:55
Em reunião realizada no início desta semana, o deputado federal Aliel Machado (PV) confirmou ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, o empenho dos R$ 7,8 milhões que serão investidos pelo Ministério da Saúde para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER-4) no Hospital Universitário Regional (HU-UEPG). O anúncio da obra foi feito em visita da ministra da Saúde Nísia Trindade no mês de julho, quando a titular da pasta veio à cidade de Ponta Grossa para cumprir agenda pública.
No encontro, o deputado anunciou que o recurso para a construção do CER-4 será destinado em sua totalidade pelo Ministério da Saúde. “Sempre colocamos foco na reabilitação e, desta forma, a destinação para a construção do CER-4 em Ponta Grossa, aqui no HU, é um ato da maior importância”, destacou a ministra quando realizou o anúncio da obra na visita ao Hospital.
Segundo Aliel, a conquista do CER é fundamental para ampliar o atendimento à população e elevar o patamar do HU-UEPG. “A instituição já presta um serviço de grande importância para toda a população dos Campos Gerais. Quero parabenizar a reitoria pela conquista e toda a equipe do HU-UEPG por mais essa grande obra”, celebra o deputado.
A OBRA
Os Centros Especializados de Reabilitação são espaços para atendimento em saúde às pessoas com deficiência. O Centro, que fica no Campus Uvaranas, será o segundo CER-4 no Paraná. Serão, pelo menos, 1400 m², nos quais devem ser ofertados quatro ou mais serviços para habilitação e reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e de transtornos do espectro autista. O Governo Federal, por meio do Programa Viver sem Limite, estabeleceu a meta de implantação de 45 novos CERs em todo o país, para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados a essa parcela da população.
O projeto que será construído em Ponta Grossa, inclusive, prevê consultórios de fisiatria, ortopedia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e atendimentos interdisciplinares. Estão previstos também box de terapias; áreas de convivência; espaços de recreação e atividades lúdicas; e salas de atendimentos terapêuticos, atividades de vida prática, orientações de mobilidade, estimulação precoce, orientação para uso funcional de recursos para baixa visão, cinesioterapia e mecanoterapia, audiometria, e adaptação para aparelho de amplificação sonora individual.
VISITAS
Ministros anunciaram investimentos
Além dos anúncios feitos por Nísia Trindade quando esteve em Ponta Grossa, outros dois ministros de estado visitaram Ponta Grossa nos últimos meses: Carlos Fávaro, da Agricultura, visitou as obras da Maltaria Campos Gerais e anunciou o compromisso da pasta em investir na compra de leite em pó produzido por cooperativas da região. No início do mês, o ministro Celso Sabino, do Turismo, também esteve na cidade e se comprometeu em auxiliar a Prefeitura na busca por voos internacionais para o Aeroporto Sant’Ana, além da confirmar o investimento em melhorias para o turismo da região.
Com informações de assessoria