UEPG pede ajuda Federal para construção de nova torre do HU | aRede
PUBLICIDADE

UEPG pede ajuda Federal para construção de nova torre do HU

Para o reitor Miguel Sanches Neto, o hospital precisa expandir seus espaços de atendimento

Para o reitor Miguel Sanches Neto, o hospital precisa expandir seus espaços de atendimento
Para o reitor Miguel Sanches Neto, o hospital precisa expandir seus espaços de atendimento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na tarde desta segunda-feira (24), a Universidade Estadual de Ponta Grossa recebeu a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, para o anúncio de R$ 7,8 milhões, destinados à construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER-4) no Hospital Universitário. Na ocasião, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, entregou ofício para construção de uma nova torre do HU, que poderá expandir espaços de atendimento.

Nova torre

O Hospital da UEPG atende 22 municípios e uma população de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes, sendo a maior unidade hospitalar pública da região. O pedido pela nova torre foi feito pelo reitor da UEPG, durante o evento. “O HU  funcionou durante a pandemia como um hospital 100% voltado para as vítimas da Covid-19, demonstrando o compromisso social SUS”. Para ele, o hospital precisa expandir seus espaços de atendimento. “Assim, ele poderá contribuir ainda mais com a saúde da população e a defesa da ciência”.

CER-4 em Ponta Grossa

Os Centros Especializados de Reabilitação são espaços para atendimento em saúde às pessoas com deficiência. A estrutura no HU-UEPG, no campus Uvaranas, será o segundo CER-4 no Paraná. Serão, pelo menos, 1400 m², nos quais devem ser ofertados quatro ou mais serviços para habilitação e reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e de transtornos do espectro autista.

O Governo Federal, por meio do Programa Viver sem Limite, estabeleceu a meta de implantação de 45 novos CERs em todo o país, para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados a essa parcela da população. “Sempre colocamos foco na reabilitação e, desta forma, a destinação para a construção do CER-4 em Ponta Grossa, aqui no HU-UEPG, é um ato da maior importância”, declara a ministra. Para ela, o Sistema Único de Saúde brasileiro está em reconstrução e o investimento de R$ 7,8 milhões reforça o novo papel do SUS. “Ponta Grossa tem um papel importante para a saúde em toda a região, estamos fortalecendo uma das premissas do SUS, que é reforçar a visão regional, para o seu fortalecimento do sistema”.

Sobre a conquista de uma unidade CER-4 para a Região dos Campos Gerais, o deputado federal Aliel Machado, que atuou para que o projeto fosse aprovado e intermediou a vinda da Ministra para Ponta Grossa, destacou que o espaço é um grande avanço para a saúde pública. “É um dia histórico para Ponta Grossa e toda a nossa região. É a maior obra na área da saúde desde a construção do nosso Hospital Universitário. Fico muito feliz em participar mais uma vez da ampliação do hospital”. 

A conquista do CER será fundamental para ampliar o atendimento à população e elevar o patamar do HU-UEPG, segundo Aliel. “A instituição já presta um serviço de grande importância para toda a população dos Campos Gerais. Quero parabenizar a reitoria pela conquista e toda a equipe do HU-UEPG por mais essa grande obra”, comemora o deputado.

O projeto prevê consultórios de fisiatria, ortopedia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e atendimentos interdisciplinares. Estão previstos também box de terapias; áreas de convivência; espaços de recreação e atividades lúdicas; e salas de atendimentos terapêuticos, atividades de vida prática, orientações de mobilidade, estimulação precoce, orientação para uso funcional de recursos para baixa visão, cinesioterapia e mecanoterapia, audiometria, e adaptação para aparelho de amplificação sonora individual.

“Este hospital é um orgulho para o nosso Paraná”, declara o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “É um momento histórico, pois irá atender diversos locais e as pessoas poderão ter aqui a possibilidade de reabilitação”, explica. O Paraná teve a maior quantidade de testes RT-PCR do Brasil, segundo o secretário. “Este investimento nos auxilia e com certeza será muito bem investido para o atendimento da população”.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE