'Matança' de peixes intriga moradores da região central de PG
Secretário André Pitela, do Meio Ambiente, explicou que hipótese de falta de oxigenação está descartada
Publicado: 16/06/2023, 12:30
Centenas de peixes foram encontrados mortos em um tanque localizado na praça Barão do Rio Branco, o 'Ponto Azul', na manhã desta sexta-feira (16). Moradores e trabalhadores que circulam pela região central de Ponta Grossa entraram em contato com o portal aRede para denunciar a situação, que foi acompanhada desde as primeiras horas da manhã por equipes da secretaria do Meio Ambiente.
"A oxigenação dos peixes não foi feita por causa da chuva e eles acabaram morrendo", disse uma moradora que não quis se identificar ao portal aRede. A informação foi desmentida pelo secretário André Pitela, destacando que o equipamento está sim em pleno funcionamento. "Fizemos o teste há pouco, com a equipe da Sanepar, e a oxigenação está dentro do normal", explica Pitela.
O secretário ainda pontuou duas possibilidades para a morte dos animais na praça. "Vamos verificar as imagens das câmeras de segurança, para ver se houve alguma ação de vandalismo com a água, e também investigar se a morte foi uma consequência da mudança brusca da temperatura no município registrada nos últimos dias", explica o titular da pasta do Meio Ambiente.
Os peixes, que são utilizados para a ornamentação da praça do 'Ponto Azul', não serão repostos: isso porque alguns permanecem vivos e devem se reproduzir naturalmente, o que fará com que a 'população' do tanque volte aos índices antes da 'matança'.
Com informações de Izabelle Castelari