Jovem de Ponta Grossa é liderança feminina no empresariado
Thanile Ratti atua como vice-presidente do Conselho Jovem da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (FACIAP)
Publicado: 08/03/2023, 18:23
Em 2017, Thanile Ratti foi contratada como estagiária pelo Escritório da Criatividade, empresa especializada em planejamento de marketing e posicionamento em redes sociais, quando cursava o último ano de jornalismo em Ponta Grossa, no Paraná. No ano seguinte, ela foi convidada pelo CEO da empresa, Christopher Paes, para fazer parte do quadro de sócios. Hoje, com 26 anos, a jovem paranaense ocupa um dos principais cargos da empresa e foi empossada como vice-presidente do Conselho Jovem da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (FACIAP), para gestão 2023 – 2024.
Equidade em oportunidades
Um estudo realizado, em 2023, pela empresa especializada em consultoria, Monster, com mais de 6.800 trabalhadores de determinada empresa, quantificou a falta de equidade no ambiente de trabalho. Os resultados mostram que 64% das mulheres acreditam poder fazer o trabalho de seus gerentes melhor que eles, enquanto a porcentagem de homens que possuem o mesmo representa 47%.
Sobre percepção de oportunidade, o estudo ainda mostrou que 66% dos homens acreditam que todos na empresa tinham o mesmo acesso às oportunidades, enquanto 23% das mulheres pensam haver as mesmas chances de oportunidade.
“Todos querem trabalhar em uma empresa que os valoriza. Eu tive essa oportunidade no Escritório da Criatividade e isso passou ser um guia para a empresa e meu trabalho” afirma Thanile Ratti, sócia do Escritório da Criatividade. “Temos que dar oportunidade para mulheres chegarem a posições de liderança, e mais do que isso, mostrar que nos esforçamos para manter elas lá”, comenta.
Outro estudo, realizado em 2022 por uma empresa de auditoria, consultoria e tributos, as mulheres estavam em 38% dos cargos de liderança no Brasil. O número é inferior quando comparamos com o mesmo estudo de 2021, quando 39% das mulheres ocupavam os mesmo cargos, porém, ainda assim representa um crescimento significativo diante do ano de 2019, que registrou 25% de mulheres ocupando cargos de liderança.
Chris, fundador do Escritório da Criatividade, explica que o intuito da empresa sempre foi dar as mesmas oportunidades para todos. “Foi isso que levou a Thanile se destacar, e consequentemente, ocupar um cargo de liderança” explica. “Mais empresas deveriam ter em sua missão a equidade nos espaços de trabalho. Diversidade é essencial e traz resultados”, ressalta.
Sobre o Escritório da Criatividade
O Escritório da Criatividade é uma empresa criada por jovens de diferentes vivências, que buscam ajudar a construção e fortalecimento das marcas de seus clientes, por meio de planejamento conjunto e estratégico em marketing e comunicação. O maior objetivo do Escritório é trazer soluções que resultem em crescimento para as empresas.