Subcomandante explica importância do fundo municipal dos bombeiros | aRede
PUBLICIDADE

Subcomandante explica importância do fundo municipal dos bombeiros

Recursos do FUMCOB serão utilizados para custeio de despesas, manutenção operacional e aquisição de novos equipamentos

O Major André Lopes em entrevista ao Grupo aRede
O Major André Lopes em entrevista ao Grupo aRede -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 2º Grupamento de Bombeiros (GB) de Ponta Grossa passa a contar, já neste ano, com um fundo municipal próprio. Trata-se do FUMCOB, criado pela Prefeitura Municipal no ano passado e aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro. A lei prevê que o fundo tenha recursos de até 0,1% ao ano do total das receitas do Poder Executivo. 

Em entrevista ao Grupo aRede, o subcomandante Major André Lopes explicou como os recursos ajudarão no trabalho dos bombeiros. “Foi uma luta de mais de 10 anos. Em 2013 tivemos o cancelamento da taxa do município que alimentava o Funrebom, pois essa taxa foi considerada inconstitucional, resumidamente. A partir daí, ao longo do tempo, não houve uma alternativa viável para isso, sempre barrava na questão jurídica e o Corpo de Bombeiros não tinha um fundo para os custos”, relembrou. 

De acordo com o Major Lopes, as tratativas aconteceram nos últimos dois anos entre os bombeiros, a Secretaria Municipal da Fazenda e a Prefeita Elizabeth. “Ao longo desses últimos anos, apresentamos a proposta de repasse da Prefeitura mas sem cobrar algo a mais do munícipe. Ou seja, o munícipe não vai contribuir com nada e isso é importante destacar. Agradeço também aos vereadores que foram unânimes, acataram a ideia e foram parceiros”, reforçou.  

Segundo a lei, o FUMCOB tem como objetivo angariar e administrar recursos para os bombeiros. Esse dinheiro será destinado para o aprimoramento dos serviços prestados; para a manutenção de bens móveis e imóveis; a aquisição de equipamentos para suporte técnico e operacional; a construção e ampliação de instalações e manutenção e custeio de despesas de administração. 

ADMINISTRAÇÃO 

O fundo atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública e o titular da pasta será o responsável pela administração dos recursos, juntamente com um Grupo Gestor formado por representantes do Poder Executivo, dos Bombeiros e da sociedade civil, através do Conselho Comunitário de Segurança. Além disso, o fundo poderá receber doações de empresas privadas ou pessoas físicas que, eventualmente, desejem contribuir para a manutenção do Corpo de Bombeiros. 

Confira a entrevista completa com o Subcomandante Major André Lopes clicando neste link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE