Mabel discursa contra o fechamento do ensino noturno no Guaragi | aRede
PUBLICIDADE

Mabel discursa contra o fechamento do ensino noturno no Guaragi

Núcleo Regional de Educação anunciou que as aulas durante a noite serão suspensas a partir de 2023 no Colégio Estadual Doutor Munhoz da Rocha

Deputada Estadual Mabel Canto (PSDB) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná.
Deputada Estadual Mabel Canto (PSDB) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná. -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada estadual Mabel Canto discursou, nesta quarta-feira (21), contra o fechamento do ensino noturno do Colégio Estadual Doutor Munhoz da Rocha, no Guaragi. A comunidade escolar foi informada na última sexta-feira (17), após uma decisão do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE-PG), que as aulas durante a noite serão suspensas a partir de 2023.

“São mais de 70 alunos que poderão perder o direito de estudar em uma escola próxima de sua casa, pois o outro colégio com grade noturna fica a 30km de distância. Sem contar que o município não fornece ônibus escolar e o transporte coletivo não contempla os horários de deslocamento de ida e volta”, afirmou Mabel Canto durante a Sessão Remota da Assembleia Legislativa do Paraná. 

A parlamentar ponta-grossense classificou a decisão como “revoltante” e relembrou o fato de que muitos alunos precisam trabalhar durante o dia e, por isso, estudam à noite. “Com o fim do horário noturno, muitos deles podem acabar optando pela desistência dos estudos”, disse. 

Mabel também anunciou que solicitou ao líder do Governo, Marcel Micheletto (PSD), para que essa decisão do Núcleo Regional de Educação seja revertida. “Precisamos garantir a continuidade do período noturno no colégio do Guaragi. Esse é um direito da comunidade e nós estamos trabalhando para isso”, finalizou Mabel. 

PROTESTO 

Por conta da medida, os alunos do colégio realizaram uma manifestação nesta quarta (21), reivindicando a continuidade do período noturno de aulas na instituição. Os estudantes reclamam que “a decisão foi tomada em cima da hora” e que isso “prejudicará grande maioria dos 74 alunos [matriculados atualmente] que trabalham durante o dia”.

Os alunos também ressaltam que o outro colégio mais próximo do Guaragi, e que fornece ensino noturno, fica a 30 km de distância. "Provavelmente não teremos transporte público com horários compatíveis às aulas, o que dificultará ainda mais o ensino", explicou uma aluna.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE