Prefeitura de PG suspende licitação da estrada de ‘Alagados’ | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG suspende licitação da estrada de ‘Alagados’

Justificativa apresentada pelo Poder Executivo é que suspensão se deu para a “correção de alguns itens técnicos”; não há prazo para que licitação retorne os trâmites

Obra em Alagados é aguardada pela população ponta-grossense, principalmente o setor de turismo
Obra em Alagados é aguardada pela população ponta-grossense, principalmente o setor de turismo -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (SMIP), suspendeu a licitação de R$ 6,7 milhões para a pavimentação da estrada de ‘Alagados’. O aviso foi publicado em 11 de outubro, com a assinatura do secretário da ‘Pasta’, Henrique Palermo do Vale. Segundo informações do Poder Executivo Municipal, a suspensão se deu para a “correção de alguns itens técnicos” do edital da Concorrência nº 12/2022 e deverá ser retomada após análise da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil) do Paraná.

Em 9 de setembro, a prefeita da cidade, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), anunciou a licitação para a pavimentação poliédrica de 6,5 quilômetros – relembre a notícia aqui. Na ocasião, a chefe do Poder Executivo comemorou o projeto para fomentar o turismo de Ponta Grossa. “A pavimentação da estrada de ‘Alagados’ será um grande marco para o turismo da nossa cidade e repercutirá diretamente na criação do eixo turístico ‘Alagados-Itaiacoca’, um compromisso assumido pela nossa gestão. Tenho certeza que esse investimento contribuirá para a criação e consolidação de novos negócios”, comentou na época.

Suspensão

Diante da paralisação nos trâmites para a nova obra, o Portal aRede questionou a Prefeitura sobre o porquê da suspensão, além de como ficará o processo de licitação. De acordo com o Poder Executivo, o processo foi suspenso para correção de alguns itens técnicos. “As modificações propostas pelo corpo técnico da SMIP foram encaminhadas para a Seil, como se trata de um convênio com o Governo do Estado, a fim de validar as alterações propostas. Logo que seja dada a devolutiva técnica da Secretaria de Estado aceitando as alterações, serão retomados os prazos legais para a licitação”, disse a assessoria de imprensa.

A realização da pavimentação da estrada de ‘Alagados’ faz parte de um projeto voltado ao fomento e estruturação do turismo na cidade e que engloba a pavimentação de todo o trecho entre o ‘San Martin’ e o ‘Alagados’ - cerca de 12 quilômetros no total -, além de investimentos em infraestrutura na região do Itaiacoca. “Além das obras previstas nesta licitação, já estamos trabalhando para viabilizar a pavimentação do trecho restante até a represa”, explicou o secretário Henrique no anúncio da licitação, em setembro.

Projeto-executivo

Em 2021, o Portal aRede publicou uma notícia sobre a licitação para um projeto-executivo para a estrada de ‘Alagados’ – mais detalhes aqui. Naquela época, o documento falava que essa pavimentação proporcionará “desenvolvimento e qualidade de vida para a população direta e indiretamente atingida”, tendo em vista que são locais turísticos de Ponta Grossa como a Cachoeira do Rio São Jorge, Represa do Alagados, Igreja Santa Bárbara, Buraco do Padre e toda uma zona rural produtiva da cidade.

Em razão da expectativa desse processo, o setor de turismo aguarda a realização da obra. Também em matéria publicada pelo Portal aRede em 2021 – confira aqui –, a presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, Thaís Pius, comentou que “toda melhoria para acesso e permanência do turista na nossa cidade é essencial e ficamos muito felizes ao saber dessa ação da Prefeitura, pois fará o visitante chegar com maior facilidade aos atrativos turísticos”, ressaltou na época.

Quem também parabenizou a iniciativa naquela ocasião foi o presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, Daniel Wagner. “Nosso turismo de lazer nunca esteve tão em alta, como em 2021 e tenho certeza que essa pavimentação na estrada do Alagados vai fazer com que mais turistas possam chegar aos atrativos turísticos da região, e isso fará eles elogiarem a cidade, fazendo com que amigos e familiares queiram vir para cá”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE