Prefeitura entrega mudas para hortas comunitárias em PG | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura entrega mudas para hortas comunitárias em PG

Por meio do programa ‘Horta em Casa’, mais de dezenas de milhares de mudas são entregues para comunidades

O ‘Horta em Casa’ distribui mudas que variam entre alface, repolho, brócolis, beterraba, couve, alguns condimentos como salsinha, cebolinha e manjericão, além de algumas plantas medicinais.
O ‘Horta em Casa’ distribui mudas que variam entre alface, repolho, brócolis, beterraba, couve, alguns condimentos como salsinha, cebolinha e manjericão, além de algumas plantas medicinais. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Por meio do programa ‘Horta em Casa’, mais de dezenas de milhares de mudas são entregues para comunidades

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Ponta Grossa entregou novas remessas de mudas para as hortas comunitárias ativas, pela cidade. As mudas para o plantio de verduras e legumes em geral foram adquiridas e distribuídas por meio do programa ‘Horta em Casa’, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Aos 73 anos, Celestino dos Santos esbanja disposição para cuidar da horta do Residencial Costa Rica. Enquanto mexe na terra, ele conta que a vivência dele com a colheita e plantio remonta aos tempos de infância. “Aprendi a plantar e mexer na terra com meu pai e trabalhei com isso até os meus 35 anos de idade. Fiquei muito feliz quando pude começar a cuidar da horta daqui. Eu gosto muito de plantar, colher, trabalhar e ver a planta crescer. É uma terapia para mim. As verduras que produzimos são muito vendáveis e a horta também nos permite ajudar algum vizinho, que às vezes pode estar precisando”, conta.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que foi realizada uma grande licitação para a compra de vários tipos de mudas de hortaliças para que a população tenha sempre uma maior variedade no plantio. “Novos moradores estão aderindo às hortas e novos canteiros sempre estão sendo construídos. Dessa forma, auxiliamos os moradores principalmente com as mudas e ferramentas para auxiliar as pessoas a plantar com segurança. Com esta ação contemplamos as famílias com comida na mesa, garantindo a segurança alimentar de mais pessoas”, destaca Elizabeth.

Bruno Costa, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comenta que são produzidos alimentos nos mais de 80 canteiros disponíveis na horta do Costa Rica, por exemplo, que abastecem as casas das famílias e geram uma renda extra aos beneficiários, que comercializam os produtos cultivados. “A iniciativa prevê distribuir aproximadamente 22 mil mudas a cada 15 dias para associações de moradores, hortas comunitárias, escolas e demais entidades dos meios urbano e rural. Nossas equipes entregaram mudas no residencial Londres Costa Rica, Quero-Quero e Jardim Atlanta, além de algumas instituições como o Departamento de Polícia Penal e o Esquadrão da Vida”, disse Costa.

O engenheiro agrônomo Michel Demiate, responsável pelo Programa, comenta que a Secretaria de Agricultura, além da doação das mudas, possibilita a orientação para as comunidades interessadas em implementar a horta comunitária. Entre elas, ensinam a produzir os adubos para que sejam montadas as compostagens com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. “Dentro da própria residência, às vezes sobram cascas de batata, resto de folhosas, por exemplo, isso vai produzir adubo para a colocação no solo, melhorando as condições de fertilidade”, elucida Demiate, que convida outras entidades a procurarem a Prefeitura para firmar parcerias e receberem as mudas e o auxílio técnico necessário.

O ‘Horta em Casa’ distribui mudas que variam entre alface, repolho, brócolis, beterraba, couve, alguns condimentos como salsinha, cebolinha e manjericão, além de algumas plantas medicinais.

Prefeitura e Copel enfatizam preocupação com segurança

No Costa Rica, a horta comunitária é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o programa ‘Cultivar Energia’, da Copel. Durante a entrega das mudas, servidores municipais e funcionários da Copel enfatizaram alguns pontos para que os hortelões possam plantar as hortaliças de uma forma segura, considerando que a horta comunitária do residencial fica próxima de redes elétricas de alta tensão. 

Com informações da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE