PG avalia liberação do uso de máscaras em locais abertos | aRede
PUBLICIDADE

PG avalia liberação do uso de máscaras em locais abertos

Governador do Paraná e secretário de Saúde também fizeram manifestações recentes indicando que o Estado pode flexibilizar uso do acessório de proteção.

Em Ponta Grossa, o uso de máscaras contra a covid-19 é obrigatório em locais abertos e fechados
Em Ponta Grossa, o uso de máscaras contra a covid-19 é obrigatório em locais abertos e fechados -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Governador do Paraná e secretário de Saúde também fizeram manifestações recentes indicando que o Estado pode flexibilizar uso do acessório de proteção

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa, por meio do Comitê de Operações Emergenciais (COE), já tem analisado a liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos no Município. As avaliações começam em razão de falas recentes do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e do secretário da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Beto Preto, que afirmaram que o Estado já estuda a liberação do acessório em locais abertos – na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, nessa segunda-feira (7), foi abolido o uso de máscaras em locais abertos e fechados.

Em entrevista recente para uma rádio, Ratinho Junior afirmou que o governo avalia o cenário pós-carnaval, visto que após as festas de fim de ano, houve um aumento no número de casos da covid-19. “Nós temos que esperar o resquício das festas, demora em torno de dez a 15 dias, para entender como será essa onda. Espero que não seja forte, vimos que teve no final do ano um volume de pessoas infectadas muito grande, mas o volume de mortes comparado a outras cepas não foi grande”, diz o governador.

Dessa forma, o Portal aRede entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), procurando entender se a cidade já avalia essa possibilidade. De acordo com a proposta, o COE é quem avalia as tomadas de decisões. “Mesmo em casos em que há decretos estaduais, o COE faz a primeira avaliação com uma análise do panorama regional e local para a tomada de decisões. Dessa forma, o comitê já está observando a decisão que envolve a liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, de acordo com os riscos que tal medida pode impactar localmente e regionalmente”, explica o Executivo.

Lei Estadual

A Lei nº 20.189/2020 obriga o uso de máscaras enquanto perdurar a pandemia do coronavírus no Paraná. Sobre essa situação, Beto Preto reforça que “não temos de sair na frente de qualquer estado. Queremos flexibilidade, mas vamos fazer de maneira muito segura e cautelosa. Mas será uma flexibilização nos ambientes externos, vai levar mais um tempo para dispensar o uso nos ambientes mais fechados. A orientação expressa do Governo é segurança e responsabilidade com os paranaenses”, comentou na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), nesta terça-feira (8).

Além disso, a liderança da Saúde paranaense reforçou que “estamos ainda na ressaca do Carnaval, pois sabemos que o vírus vem buscando ultrapassar as barreiras de imunização. Não existindo aumento significativo, já estamos iniciando o diálogo com a Assembleia, por causa da lei que define o uso de máscara”, concluiu. Quem também se manifestou foi o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Dr. Batista (União). “Quando se fala que o mundo todo está tirando as máscaras é porque estão fazendo pesquisas e mostrando a importância da vacinação. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) esvaziaram após a vacina e isso deve ser analisado”, lembrou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE