aRedeShopping aRedeNegócios Jornal da Manhã

Ponta Grossa

Objetivo é orientar toda a comunidade acadêmica sobre os cuidados com a covid-19.

Foto: Jéssica Nadal/UEPG.

Rodolpho Bowens | Ponta Grossa | 07/02/2022 as 09:03h

UEPG cria protocolo de segurança para volta às aulas

Atividades acadêmicas práticas retornam nesta segunda-feira (7)

Com o objetivo de oferecer um retorno seguro às atividades acadêmicas presenciais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) elaborou um Protocolo de Biossegurança Institucional. O documento foi criado pela Comissão de Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança e passa valer para os estudantes a partir desta segunda-feira (7), data do retorno das aulas práticas nos campi. As normas são válidas para alunos, professores e servidores que frequentam a instituição.

“Com o retorno ao presencial, houve a necessidade de se criar toda uma normativa. Ao longo de novembro, dezembro e janeiro várias equipes, tanto administrativas como de setores do conhecimento, estiveram envolvidas nesse trabalho”, ressalta o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG. Ele explica que o Protocolo é importante para trazer segurança aos alunos, professores e agentes. “Ao mesmo tempo, demonstra uma união da Universidade em torno das medidas sanitárias adequadas, que devem ser tomadas por toda a comunidade interna da UEPG”. Miguel parabenizou as pessoas que atuaram na elaboração das normas de biossegurança. “Acredito que o trabalho que a UEPG fez é exemplar e que vai servir de modelo para outras instituições”.

O vice-presidente da Comissão e assessor da Reitoria, Renê Hellmann, conta que a equipe responsável pelo Protocolo foi convocada extraordinariamente, por conta do expressivo aumento de contaminações pela covid-19, para debater e deliberar sobre o retorno das atividades presenciais. “A composição da Comissão prevê participação dos vários segmentos da Universidade e, antes da decisão, foram ouvidos os Colegiados Setoriais, que são compostos pelas coordenações de curso e chefias departamentais, com representações docentes, discentes e dos servidores”, explica. A partir da consulta aos grupos, a Comissão decidiu pelo retorno escalonado das atividades presenciais. As aulas práticas presenciais iniciam em 7 de fevereiro e as teóricas em 7 de março. Na última quarta-feira (2), os veteranos iniciaram as aulas teóricas de maneira remota. “O objetivo é oferecer a maior segurança sanitária possível a toda a comunidade universitária”, salienta Renê.

O Protocolo de Biossegurança completo, bem como demais normas e informações, está disponível em: UEPG contra o COVID19.

Bandeiras sanitárias

Para monitoramento e guia de como agir em cada caso, o documento estabelece as Bandeiras Sanitárias nas cores Verde, Ciano, Amarelo, Laranja e Vermelho, baseado nas taxas de transmissão, situação epidemiológica do Município e medidas de contingência. Cada cor estabelece uma ação a ser tomada como medida de biossegurança. As especificações de cada cor do protocolo podem ser conferidas aqui.

A Comissão avaliará as medidas de contingência semanalmente, com base nos dados da região dos últimos sete dias. Se houver alteração do enquadramento nas Bandeiras Sanitárias, a comunidade universitária será informada imediatamente, por meio do endereço eletrônico da UEPG.

Serão consideradas a Taxa de Transmissão (TT) e Taxa de Ocupação (TO) de leitos covid, tanto de UTI quanto enfermaria. A avaliação depende de análise da Comissão, que ouvirá epidemiologistas e demais especialistas, além de Hospitais de Referência para covid-19 na região. Os parâmetros são baseados na Estrutura de Planejamento de Continuidade de Atividades (Business Continuity Planning – BCP framework), adotado pela Universidade de Oxford.

Restaurante Universitário 

O serviço de alimentação nos Restaurantes Universitários de ambos os campi é exclusivo para a comunidade universitária. O atendimento acontecerá das 11h às 13h, com entrada escalonada no Campus Uvaranas – das 11h às 11h30, o atendimento é preferencial a agentes universitários, profissionais da área administrativa e docentes; de 11h30  às 12h, o almoço é preferencial aos alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas; a partir das 12h, alunos, professores e agentes universitários da área de ensino (que acompanham as aulas nos laboratórios) terão atendimento preferencial.

A permanência dentro do restaurante será permitida apenas durante o momento da refeição, sendo proibido o uso de aparelhos celulares no período de permanência. Cada acadêmico, docente ou servidor que quiser fazer sua refeição no RU deverá levar seus próprios talheres, como medida de diminuição da possibilidade de contágio por manipulação de objetos. O Protocolo ainda recomenda que os usuários tragam faca de ponta arredondada. Não serão fornecidos copos. Para fazer uso da suqueira, é necessário trazer seu próprio copo ou caneca, sendo proibido o uso de garrafas.

Durante a permanência nas filas e no interior dos Restaurantes, deve ser obedecido o distanciamento de um metro entre as pessoas. Ao entrar no refeitório, após entregar o comprovante de pagamento, o usuário deve higienizar as mãos e vestir luva descartável para se servir no buffet. A retirada da máscara é permitida somente no momento de sentar-se à mesa para realizar a refeição. As máscaras devem ser guardadas de maneira adequada e não podem ser colocadas sobre a mesa. Durante a alimentação, recomenda-se evitar conversar, manipular o celular, compartilhar utensílios ou temperos. A equipe dos Restaurantes também seguirá o Protocolo de Biossegurança, com cuidados desde a entrada na cozinha, preparo dos alimentos, limpeza dos locais e contato com a comunidade universitária.

A Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) ainda adquiriu novos bebedouros industriais, os quais estão sendo instalados pela Prefeitura do Campus em áreas de grande circulação de alunos. Os alunos que trazerem copos e canecas poderão se servir de água gelada e em temperatura ambiente. Na última sexta-feira (4), foram contemplados os blocos de Zootecnia, M, L, Educação Física, Central de Salas, Campus Central e CIPP.

Bibliotecas

Nas condições previstas de Protocolo Laranja, os empréstimos poderão ocorrer mediante agendamento, por meio da base Consulta do Sistema Pergamum ou pelo e-mail institucional [email protected] A solicitação do empréstimo será comunicada por e-mail, informando dia e horário da retirada do material.

Nas condições previstas para Protocolos Amarelo, Ciano e Verde, o acesso à Biblioteca será permitido sob a exigência de higienização das mãos antes e após utilizar os terminais de consulta; solicitação de livros ao funcionário da Biblioteca, para que ele localize e traga até o balcão de empréstimo; uso obrigatório de máscaras; e distanciamento social pré-estabelecido, sendo proibido o reposicionamento das cadeiras. 

Higienização dos espaços

Os servidores da área de limpeza da Universidade continuarão realizando a higienização dos espaços. Em janeiro, a equipe verificou todos os estoques de álcool em gel e abasteceu os borrifadores em todos os prédios da instituição. Serão disponibilizados borrifadores com álcool líquido 70% e papel toalha a acadêmicos, professores e servidores, para que cada um higienize sua bancada de trabalho ou carteira, no início e fim das suas atividades.

A Prefeitura do Campus (Precam) adquiriu mil borrifadores de álcool líquido, que serão disponibilizados nas salas de aula e laboratórios. Os frascos com borrifadores de álcool 70% e papel toalha estarão disponíveis nos departamentos para retirada dos docentes no horário de aula/atividade. Com o objetivo de diminuir a produção de resíduos, cada pessoa da comunidade universitária será estimulada a trazer sua própria toalha/pano para a limpeza do seu espaço, a qual deverá ser acondicionada em embalagem apropriada para o transporte.

Equipamentos de proteção individual (EPI)

É obrigatório o uso de máscaras durante todo o período de permanência nos espaços da UEPG, o qual é de responsabilidade individual a compra para uso pessoal. A máscara deve estar cobrindo a boca e nariz e recomenda-se o uso de máscaras preferencialmente profissionais do tipo N95-PFF2 ou com camada tripla.

O descarte dos EPIs e do papel toalha utilizado na higienização de superfícies, que devem ser utilizados por pessoas não infectadas com a covid-19, deverá ser realizado, preferencialmente, nas lixeiras dos banheiros para que seja possível a correta higienização das mãos.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) fornecerá as máscaras aos acadêmicos em vulnerabilidade social que solicitarem o material. A UEPG proverá máscaras que possibilitem leitura labial (visor transparente) para professores e alunos de turmas em que haja uma pessoa surda.

Serão entregues duas máscaras N95 aos acadêmicos que solicitarem. Os interessados devem encaminhar solicitação para o e-mail [email protected], com o assunto “Solicitação de máscaras de proteção para aulas presenciais”. No corpo do e-mail, o aluno deve deixar o nome completo, RA, Curso, CPF, telefone de contato e justificativa da solicitação (se aulas práticas e/ou estágio). O anexo deve constar a declaração de matrícula e a folha resumo atualizada do Cadastro Único.

Ambulatório de Triagem

A UEPG criou um Ambulatório de Triagem e Monitoramento, para  casos suspeitos de contaminação pela covid-19. O Ambulatório irá receber notificações de casos suspeitos e confirmados, orientar o público interno a respeito das medidas de biossegurança e direcionar a atuação dos órgãos universitários diante dos casos de contaminação.

A partir do momento do início dos sintomas, é obrigatório o preenchimento da Ficha (disponível aqui) e a pessoa com suspeita ou confirmação de infecção não deve comparecer às dependências da UEPG. A notificação dos casos suspeitos ou confirmados é de responsabilidade de cada pessoa que compõe a comunidade universitária – docentes, discentes, agentes universitários e demais profissionais.

O Ambulatório também irá identificar e monitorar outras pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada ou com suspeita de infecção. Os profissionais irão orientar os colegiados de curso ou chefias administrativas sobre a necessidade ou não de suspensão das atividades presenciais, em caso de pessoas do curso infectadas. O Ambulatório irá acompanhar o período de afastamento e indicar a data do retorno às atividades presenciais do acadêmico, professor ou servidor.

Comunicação 

Para ampla divulgação e orientação da comunidade universitária a respeito das normas, a UEPG, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom), disponibiliza materiais de comunicação em áudio, adesivos, cartazes, manuais online, além de material de ampla divulgação em site e redes sociais oficiais da instituição.

O Protocolo com todas diretrizes pode ser conferido no link.

Com informações: Assessoria de Imprensa UEPG.

email sharing button
email sharing button
email sharing button
email sharing button

PUBLICIDADE

Recomendados

Cara Nova é destaque na oferta de materiais de construção
Despachante presta consultoria para aquisição de armas em PG
Imobiliária abre vagas e contrata corretores em PG
Publicidade
Lavanderia 60 minutos é opção de economia e agilidade em PG
Frango no Pote realiza ação especial no mês das mães
Triângulo Carnes tem ofertas especiais para o dia das mães
PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cotidiano 18/05/2022 ás 08:51h
Cotidiano 18/05/2022 ás 08:46h
Ponta Grossa 18/05/2022 ás 08:41h
Publicidade
Ponta Grossa 18/05/2022 ás 08:36h
Ponta Grossa 18/05/2022 ás 07:45h
Mix 18/05/2022 ás 06:30h
Vamos Ler 17/05/2022 ás 20:19h
Publicidade
Ponta Grossa 17/05/2022 ás 19:49h
Campos Gerais 17/05/2022 ás 19:40h
Campos Gerais 17/05/2022 ás 19:36h
Campos Gerais 17/05/2022 ás 19:32h
Ver Mais
PUBLICIDADE

PONTA GROSSA

Ponta Grossa | 17/05/2022 ás 19:02h

Cultura prevê reforma de bens históricos de PG

Ponta Grossa 17/05/2022 ás 18:32h
Ponta Grossa 17/05/2022 ás 18:03h
PUBLICIDADE
Ponta Grossa 17/05/2022 ás 17:51h
Ponta Grossa 17/05/2022 ás 17:26h
Ponta Grossa 17/05/2022 ás 15:39h
PUBLICIDADE

COTIDIANO

Cotidiano | 17/05/2022 ás 19:28h

MP muda tabela do preço do frete rodoviário de carga

Cotidiano 17/05/2022 ás 17:50h
Cotidiano 17/05/2022 ás 17:47h
PUBLICIDADE
Cotidiano 17/05/2022 ás 17:45h
Cotidiano 17/05/2022 ás 17:42h
Cotidiano 17/05/2022 ás 11:21h
PUBLICIDADE

CAMPOS GERAIS

Campos Gerais | 17/05/2022 ás 19:31h

Klabin inicia operação de planta de ácido sulfúrico

Campos Gerais 17/05/2022 ás 18:10h
Campos Gerais 17/05/2022 ás 14:11h
PUBLICIDADE
Campos Gerais 17/05/2022 ás 10:26h
Campos Gerais 17/05/2022 ás 09:59h
Campos Gerais 16/05/2022 ás 22:14h
PUBLICIDADE

MIX

Mix | 17/05/2022 ás 12:16h

Ponta-grossense participa de quadro do programa do Faustão

Mix 17/05/2022 ás 06:30h
Mix 16/05/2022 ás 16:51h
PUBLICIDADE
Mix 14/05/2022 ás 09:00h
Mix 14/05/2022 ás 06:30h
Mix 13/05/2022 ás 09:40h
PUBLICIDADE

ESPORTE

Esporte | 17/05/2022 ás 13:33h

Arbitragem em Atletismo segue com inscrições abertas

Esporte 15/05/2022 ás 14:26h
Esporte 14/05/2022 ás 22:46h
PUBLICIDADE
Esporte 14/05/2022 ás 16:20h
Esporte 13/05/2022 ás 20:56h
Esporte 12/05/2022 ás 16:42h
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

VAMOS LER

Vamos Ler | 17/05/2022 ás 20:19h

Alunos de Carambeí participam de campanha contra a dengue

PUBLICIDADE

BOM DIA ASTRAL

Bom Dia Astral | 17/05/2022 ás 18:00h

Confira seu horóscopo desta quarta-feira (18/05)

EMPREGOS

Empregos | 17/05/2022 ás 18:10h

Confira as vagas de emprego desta quarta-feira (18/05)

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Ponta Grossa | 18/05/2022 ás 08:54h

Noite congelante deixa ruas desertas em PG

Cotidiano 18/05/2022 ás 08:51h
Cotidiano 18/05/2022 ás 08:46h
Ponta Grossa 18/05/2022 ás 08:41h
Ponta Grossa 18/05/2022 ás 08:36h
PUBLICIDADE