Prefeitura inicia Plano Diretor de Tecnologia da Informação | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura inicia Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Levantamento efetuado pelas áreas de atuação da gestão municipal visa utilizar de ferramentas digitais para a resolução de demandas da cidade

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Conservatório de Música Maestro Paulino
Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (19), no Conservatório de Música Maestro Paulino -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Levantamento efetuado pelas áreas de atuação da gestão municipal visa utilizar de ferramentas digitais para a resolução de demandas da cidade

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH) deu início, nesta semana, ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). Na manhã desta sexta-feira (19), no Conservatório de Música Maestro Paulino, secretários municipais e diretores participaram de uma reunião de apresentação do modelo de trabalho que vai realizar um diagnóstico de como a Tecnologia da Informação irá auxiliar em encontrar soluções para os problemas da cidade e no cumprimento do Plano de Governo e o Plano de Metas do Município.

Representando a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito Capitão Saulo comenta que para ter uma cidade inteligente, é necessário que a Prefeitura seja inteligente. Ele salienta que para que isso aconteça no âmbito da gestão pública municipal, é necessária a participação das secretarias no levantamento de demandas e possibilidade de resolução de problemas através das tecnologias. “Estes dados devem vir da expertise de cada um dos presentes, para que a empresa responsável pela confecção do PDTIC seja municiada de informações que vão compor o plano e que pautará o futuro, tornando através das ferramentas digitais, Ponta Grossa em uma cidade inteligente”, pontuou Saulo.

O secretário Mauricio Silva elucida que por mais que o Plano seja uma atribuição da SMARH, através do Departamento de Informática, todas as secretarias de maneira estratégica e tática terão que apresentar suas necessidades no âmbito da tecnologia da informação, para através das ferramentas digitais encontrarem soluções para as demandas da cidade. “Necessitamos desta sinergia agora, pois o foco do Plano abrange toda a Prefeitura, e incidirá diretamente no cumprimento dos Planos de Governo e de Metas em todas as áreas de atuação do Município”, disse Silva.

Para Tonia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento (AFEPON), a Prefeitura está trabalhando para que Ponta Grossa se torne uma cidade ainda mais inteligente. “A elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação é um dos mais importantes passos para que possamos caminhar neste sentido, visto que através dele poderemos planejar para torná-la mais conectada. É preciso conhecer as necessidades, fazer inventário do que se tem, para que se planeje e trace ações de curto, médio e longo prazo. Este estudo é estratégico para que tenhamos uma cidade voltada para o cidadão”, avalia Tonia.

Samuel Moreira, diretor de TI da Prefeitura, ressalta que o PDTIC visa, após contar com este diagnóstico, orientar a Prefeitura no uso correto de seus recursos, levando-a focar nos processos de melhoria contínua de governança. “Uma instituição que tenha elaborado seu PDTI revela-se calçada nos princípios de racionalização, economicidade, uniformidade e padronização, criando as bases tecnológicas para a implantação com melhor eficiência e eficácia das políticas públicas”, finaliza Moreira.

A previsão é que a empresa licitada para a elaboração do PDTIC entregue o documento final com as demandas apontadas pelas secretarias municipais no mês de março de 2022.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE