PG registra quatro casos de violência doméstica no domingo
Em um período de seis horas a cidade registrou quatro casos de violência doméstica apenas no domingo.
Publicado: 01/11/2021, 08:56
Em um período de seis horas a cidade registrou quatro casos de violência doméstica apenas no domingo
Na noite do último domingo (31) a Polícia Militar registrou quatro ocorrências de violência doméstica em um período de seis horas em Ponta Grossa. O primeiro caso aconteceu às 15h na região de Uvaranas e o último às 21h05 no Contorno. Três registros apontaram lesão corporal e outro ameaça contra a vítima.
Em Uvaranas por volta das 15h, a vítima, de 43 anos, relatou que o marido chegou em casa embrigado e além de disparar palavras ofensivas contra a esposa a atingiu com um soco no rosto. O homem, de 45 anos, foi detido e encaminhado para a 13ª SDP.
Também no mesmo bairro em torno das 20h16, um homem, de 42 anos, foi detido após ir embriagado até a residência da ex-mulher, chutar a porta e ameaçar a vítima de morte. A mulher, de 38 anos, acionou a Polícia que encaminhou o homem para a delegacia.
Às 20h20 uma equipe da PM prestou atendimento a outra ocorrência de lesão corporal na Ronda. A vítima era uma jovem de 20 anos que relatou que seu tio estava alterado e ameaçando os familiares, o homem a empurrou sobre alguns móveis, o que causou uma lesão na mão da jovem. Ele foi detido e encaminhado para a 13ª SDP.
Por volta das 21h05 a Polícia prestou outro atendimento na região do Contorno. A vítima, de 43 anos, denunciou o ex-marido que a ameaçou e tentou enforcar a mulher, ele também teria enviado mensagens para a irmã da vítima dizendo que iria matá-la. O suspeito foi detido e encaminhado para a delegacia.
Os casos de violência doméstica tiveram um aumento considerável durante a pandemia. Segundo dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou social entre agosto de 2020 e julho de 2021 no país. Esse número representa 24,4% da população feminina com mais de 16 anos que vive no Brasil.
Saiba como denunciar
Central de Atendimento à Mulher - 180: A Central de Atendimento à Mulher recebe denúncias de violência, orienta mulheres sobre seus direitos e faz o encaminhamento para outros serviços quando necessário. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Patrulha Maria da Penha - 153: A Patrulha Maria da Penha protege, monitora e acompanha mulheres que receberam da Justiça as medidas protetivas de urgência. Vítima ou testemunhas de qualquer descumprimento das medidas protetivas podem acionar o serviço.
Boletim de Ocorrência On-line: A Polícia Civil do Paraná permite o registro Boletins de Ocorrência on-line para crimes de lesão corporal (violência doméstica), ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção cometidos contra mulher, nos termos da Lei Maria da Penha, ou seja, no ambiente doméstico e familiar, basta clicar aqui.
Delegacia da Mulher: A Delegacia da Mulher atende mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual. A unidade de Ponta Grossa está localizada na rua XV de Novembro, 909, no centro. O telefone para contato é o (42) 3309-1300 e o e-mail [email protected].