Pesquisadores da UTFPR são destaque em ranking científico | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisadores da UTFPR são destaque em ranking científico

O ranking considera o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos pesquisadores

O resultado precisa ser celebrado pela visibilidade maior que proporciona.
O resultado precisa ser celebrado pela visibilidade maior que proporciona. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ranking considera o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos pesquisadores

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi destaque no AD Scientific Index Ranking 2021, uma seleção dos mais importantes e influentes cientistas do planeta. O ranking considera o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos pesquisadores, segundo as características científicas individuais e com as pontuações e citações do Google Scholar.

No segmento América Latina, a UTFPR está representada por 16 pesquisadores que levaram a universidade à 81ª colocação no Brasil - colocação mais que expressiva.

Para o diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Curitiba (DIRPPG-CT), Julio Cesar Rodrigues de Azevedo, o resultado precisa ser celebrado pela visibilidade maior que proporciona.

“Sempre tivemos pesquisadores sendo citados, mas desta vez tivemos uma ênfase maior para a América Latina que se mobilizou para divulgar seus pesquisadores. Precisamos considerar que existe um ranking mundial que foi fracionado em regiões - por isso o Brasil se destacou com mais de 6 mil pesquisadores colocados na América Latina seguido da Argentina, com 800 pesquisadores”.

O desempenho da UTFPR, principalmente o campus Curitiba, foi ótimo sendo fruto da criação do primeiro curso de pós-graduação em 1988, mas com maior ênfase somente em 2010 nas pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Humanas.

Ranking impulsiona interesse dos alunos

De 2010 até hoje surgiu um grande número de programas de pós-graduação, saltando de cinco para 17:

“Em um próximo ranking, podemos ter mais pesquisadores e projetos envolvidos. Julgo haver uma grande possibilidade de melhorar esta posição no ranking, pois muitos pesquisadores estão se estabilizando internamente, despertando mais interesse dos alunos. Os estudantes sentem que o trabalho é bem feito e, é fato que teremos, nos próximos anos, um aumento de pesquisadores. Os alunos percebem esta evolução e passam a valorizar ainda mais a UTFPR.” explica Júlio Cesar.

Clique aqui para acessar o ranking na íntegra. https://www.adscientificindex.com/?con=Latin%20America 

Confira os três primeiros colocados no ranking no campus Curitiba da UTFPR

1) Adriano Lima Silva - Departamento Acadêmico de Educação Física

2) Eduardo Leite Kruger - Departamento Acadêmico de Construção Civil

3) Marco José da Silva - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE