Ipês proporcionam charme especial a Ponta Grossa
Há dezenas de outros pontos na cidade onde essas árvores proporcionam paisagens maravilhosas e ótimas fotos ou vídeos
Publicado: 10/09/2021, 11:50

Há dezenas de outros pontos na cidade onde essas árvores proporcionam paisagens maravilhosas e ótimas fotos ou vídeos
Quem encontra um ipê fica maravilhado com a beleza da árvore. Quem tem um ipê, no jardim de casa, é um privilegiado. O cenário se transforma e fica muito mais belo. Em Ponta Grossa, particularmente, chamam a atenção o prédio central da UEPG e o Colégio Julio Theodorico. Mas, há dezenas de outros pontos na cidade onde essas árvores proporcionam paisagens maravilhosas e ótimas fotos ou vídeos.
Assim como em Ponta Grossa, o período seco já tem atuado em algumas partes do país. Nesse período ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira: a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo (variações do rosa), rosa, branco e o mais comum o amarelo. As informações são do site central florestal.
Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero Tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro.
Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões:
· Junho e julho: ipê-roxo
· Julho e agosto: ipê-amarelo
· Fim de agosto: ipê-rosa
· Setembro: ipê-branco e ipê amarelo
Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.
As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.