Calor intenso é prenúncio de verão muito quente | aRede
PUBLICIDADE

Calor intenso é prenúncio de verão muito quente

Em Ponta Grossa, temperaturas oscilam entre 28°C e 31°C; Rio Grande do Sul teve quinta-feira (19), um dos dias de agosto mais quentes em décadas com recordes históricos e máximas de até 35°C

Dias quentes em agosto ocorrem quase todos os anos
Dias quentes em agosto ocorrem quase todos os anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em Ponta Grossa, temperaturas oscilam entre 28°C e 31°C; Rio Grande do Sul teve quinta-feira (19), um dos dias de agosto mais quentes em décadas com recordes históricos e máximas de até 35°C

A temperatura na tarde de ontem (19) chegou a 37,5ºC no Rio Grande do Sul em um dia de calor histórico no Estado para agosto. Quase todas as cidades gaúchas superaram 30ºC e muitas passaram dos 35ºC. Em Campo Bom, a máxima de 36,1ºC foi a mais alta para agosto desde o começo das medições em 1984. Porto Alegre, que possui dados desde o ano de 1910, teve uma das cinco tardes mais quentes de agosto em toda a sua série.

A dúvida de muitos é justificada. Calor tão intenso e em algumas cidades até muito fora do normal nesta época do ano é um sinal de que o nosso verão será muito quente e com calor de castigar? Seria este período muito quente desta semana um prenúncio de que o nosso próximo verão terá calor também em níveis recordes?

É importante ter em mente que este tipo de associação é muito questionável. Dias quentes em agosto ocorrem quase todos os anos. Nos 37 anos da série histórica de Campo Bom somente três anos não tiveram temperatura igual ou acima de 30ºC em agosto.

Assim, se fossemos assumir que período quente em agosto leva a um verão tórrido significaria na prática que quase todos os verões teriam que ter ser sido por demais quentes ao longo das últimas décadas, e por óbvio isso não ocorreu.

O agosto mais marcante em termos de calor, sem dúvida, foi o de 2012. Campo Bom teve 16 dias com temperatura igual ou superior a 30ºC no mês, situação completamente fora do normal e extraordinariamente rara. Foi um agosto incomum no Rio Grande do Sul em que a temperatura média mensal ficou absurdamente acima do normal.

Agosto, nove anos atrás, terminou com as médias das máximas em relação às médias máximas históricas em +6,2ºC em Encruzilhada do Sul, +4,9ºC em Campo Bom, +4,6ºC em Campo Bom, +4,5ºC em Santa Maria, +4,1ºC em Bom Jesus, +3,6ºC em São Luiz Gonzaga, +2,7ºC em Bagé e +2,6ºC em Passo Fundo. São desvios, em se tratando de médias climatológicas, muitíssimos raros de se ver.

Como foi, então, o verão seguinte em 2013? Quente, mas não muito mais quente do que padrões históricos. O verão seguinte, sim, teria uma poderosa onda de calor em fevereiro que trouxe a segunda maior temperatura máxima da série histórica de 111 anos de Porto Alegre, quase superando o recorde de 40,7ºC de 1º de janeiro de 1943.

Por fim, é importante ter em mente que recém estamos em agosto e projeções de modelos para o verão podem sofrer significativas alterações. Assim, é importante ficar atendo ao que os dados vão indicar nos próximos dois a três meses para se ter uma ideia mais clara a precisa sobre o verão de 2022.

Com informações do Metsul

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE