Doulas de PG retomam atendimentos nas maternidades | aRede
PUBLICIDADE

Doulas de PG retomam atendimentos nas maternidades

Andressa Michelotto e doula Karine
Andressa Michelotto e doula Karine -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As profissionais conquistaram vitória para liberar o acesso das doulas no ambiente hospitalar

O nascimento de um filho, é o momento mais importante de toda a gravidez e é marcado muitas vezes por dor, medo e insegurança. É nesse momento que as doulas aparecem para trazer conforto e alento para a mãe e o bebê.

Karine Alves Cordeiro exerce o trabalho de doulagem em Ponta Grossa e explica que as doulas são profissionais de assistência ao parto, responsáveis pelo conforto físico e emocional da parturiente durante o pré-parto, nascimento e pós-parto. “Antes do parto a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar com informação baseada em evidências cientificas atuais, com apoio físico e emocional para o parto, das mais variadas formas”, explica a profissional.

Como funciona o trabalho?

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, entre outras, propondo auxílio não farmacológico para alívio da dor. E após o parto ela faz visita à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Pandêmia X Doulas

A pandemia do coronavírus impactou profundamente a profissão dessas mulheres que se dedicam para que o parto ocorra da forma mais acolhedora possível. Em Ponta Grossa, os protocolos de segurança desenvolvidos para diminuir o risco de contágio do vírus, impedem as doulas de entrar no ambiente hospitalar no momento do nascimento do bebê.   

Apesar de Karine atuar também como instrutora de yoga, a atividade de doula é a que mais compõe sua renda mensal. E em sua opinião, todas as doulas foram prejudicadas de forma geral. “Não tem como auxiliar uma mulher em trabalho de parto online, isso tem de ser presencial, e sendo o parto um momento em que a mulher grávida se encontra em uma situação de grande vulnerabilidade e insegurança agravados pela situação da pandemia, nós percebemos que era extremamente necessário articular um retorno”, esclarece a doula.

Para Karine todas as maternidades (públicas ou privadas) deveriam abrir as portas novamente para as doulas. “Com a profissional ao lado da parturiente, provendo conforto físico, segurança e encorajamento. O nível de ansiedade materna é reduzido e a parturiente se sente mais segura, podendo levar a um trabalho de parto mais rápido e com menores índices de intervenções”, assegura ela, que acredita que é possível fazer a inclusão das doulas com segurança, mesmo estando em uma pandemia. Uma das mediadas possíveis é a confecção de crachás e carteirinhas, preenchimento de formulários e entrega de documentos por parte da doula, dentre eles a carteira de vacinação atualizada.

Vitória na Justiça

Afim de ajudar as doulas de Ponta Grossa, Karine e outras 2 profissionais contrataram uma advogada e  finalmente conquistaram a liberação das doulas nas maternidades da cidade.

Atualmente criaram uma vakinha e disponibilizaram um número chave pix para que as pessoas que desejam contribuir com o pagamento dessa advogada, possam transferir qualquer valor e auxiliar na causa.

Para doar ou saber mais sobre a vakinha clique no link a seguir: https://www.instagram.com/p/COtORQ0H9x6/?igshid=1i9v44s2h1gfd

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE