Vereadores votam contra nova licença de 20 dias de ‘Valtão’
Licença seria sem remuneração; parlamentar está em prisão domiciliar, conforme determinação da Justiça.
Publicado: 03/05/2021, 16:15

Licença seria sem remuneração; parlamentar está em prisão domiciliar, conforme determinação da Justiça
Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) votaram contrários ao pedido de licença do parlamentar Walter José de Souza (PRTB), nesta segunda-feira (3), durante a ‘Sessão Ordinária’ do Legislativo. ‘Valtão’ solicitou 20 dias de licença e sem remuneração. Apesar disso, os representantes da Casa de Leis foram contrários a solicitação. Assim, ‘Valtão’ continuará levando falta na CMPG.
Segundo Izaías Salustiano (PSB), relator da Comissão Parlamentar Processante (CPP) que investiga uma possível quebra de decoro parlamentar de ‘Valtão’ no caso da CPI do EstaR Digital, a aprovação da nova licença seria “desnecessária. Não é uma licença voluntária, mas, sim, imposta”, disse na sessão da Câmara desta segunda-feira. Walter José está em prisão domiciliar, conforme determinação da Justiça.
Durante a discussão, também foi solicitado que a Mesa Executiva da CMPG convocasse o(a) suplente do ‘Valtão’, para participar das conversas da Casa de Leis. Apesar disso, o presidente da CMPG, Daniel Milla Fraccaro (PSD), explicou que a convocação não é possível, visto que a medida só é válida quando a licença é maior do que 30 dias. Dessa forma, não sendo permitida a convocação de um(a) suplente pela Mesa Executiva.
Por fim, se as faltas totalizarem 1/3 das sessões por sessão legislativa, cerca de 24, ele perde o seu mandato.