aRedeShopping aRedeNegócios Jornal da Manhã

Ponta Grossa

Reunião com a Prefeitura aconteceu nesta quarta (3).

Foto: Arquivo - aRede

Da Redação | Ponta Grossa | 03/03/2021 as 19:20h

Comércio de PG reforça necessidade da reabertura

Em reunião com prefeita, comerciantes se colocaram à disposição para ajudar no combate à pandemia, mas pedem que estabelecimentos voltem a funcionar

Empresários membros da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa e de outras entidades representativas participaram de uma reunião virtual com a prefeita Elizabeth Schmidt na manhã desta quarta-feira (03), onde discutiram o decreto que impôs restrições ao funcionamento de estabelecimentos comerciais em Ponta Grossa e demais cidades paranaenses.

Os empresários expuseram seus pontos de vista, admitiram a preocupação com a gravidade do momento imposto pela pandemia do Covid-19 e suas variantes, mas pediram que o Poder Público reveja alguns pontos das medidas que impedem o funcionamento do comércio e prejudicam o setor. Os empresários ainda se colocaram à disposição para auxiliar os governos para evitar que a situação em hospitais se agrave ainda mais.

A diretora de Comércio da ACIPG, Flávia Barrichello, relatou as dificuldades que os comerciantes estão enfrentando por estarem com as portas fechadas, e repassou o pedido de comerciantes do município para que eles possam voltar a funcionar. “Está doendo muito, nós entendemos a gravidade da situação, mas temos que fazer uma única solicitação: para que trabalhemos em conjunto e o quanto antes estejamos abertos, para conseguirmos trabalhar e honrar nossos compromissos”, afirmou. A diretora ainda mencionou algumas alternativas que possam vir ser adotadas, como a possibilidade de delivery ou escala de horários para diferentes setores. “Uma busca apontada pelos lojistas é para que possamos fazer o delivery, ou trabalhar em horários alternativos, de forma escalonada, alternada, para não lotar o transporte público, que nos últimos dias teve ônibus abarrotados, o que é inadmissível” complementou a diretora.

Uma campanha de conscientização sobre a importância do uso da máscara e dos riscos de contaminação se não usá-la foi sugerida pela Diretora de Associativismo, Bairros, Núcleos, Núcleos Setoriais e Multissetoriais, Adriana Dural. “Sugiro que faça uma campanha conscientizando sobre o uso de máscara, que é algo que precisa ser reforçado. Vejo que muitas pessoas ainda relutam em utilizá-la, inclusive os mais jovens”, comentou.

O transporte público foi outra preocupação manifestada pelos participantes da reunião, e o Diretor de Novos Serviços da ACIPG apontou algumas medidas que podem ser analisadas para evitar o aumento da população. “Não adianta tomar todos os cuidados se tivermos um gargalo que é a mobilidade urbana. Todo o transporte é concentrado nos ônibus, a gente tem que manter a mesma quantidade de ônibus, já que grande parte da população usa esse sistema. Esse trabalho tem que ser feito com pouco mais de cuidado. Acredito que é preciso que se repense a flexibilização de horários de acordo com o tipo de serviço, um rodízio do funcionamento de setores. Temos que propor soluções que realmente resolvam, de uma forma que a pessoas trabalhem em horários diferentes, por exemplo”, sugeriu.

O setor da educação também foi abordado, e para Osni Mongruel, diretor de Educação da ACIPG, alguns pontos das medidas precisam ser analisados e esclarecidos. “Em nossa análise, na educação infantil e ensino fundamental I, nessa faixa etária seria importante o retorno, a dificuldade do ensino remoto para estas crianças já se mostrou mais complexo. Além disso, no decreto não há a confirmação se a educação é ou não um serviço essencial, então ficamos em uma espécie de limbo a respeito disso”, argumentou.

Bares e restaurantes

O Diretor de Turismo da ACIPG, Daniel Wagner, pediu atenção do Poder Público para algumas diferenciações de eventos, além de propor algumas flexibilizações para bares e restaurantes. “Acredito que pode ser reveja a diferenciação entre eventos como festas, churrasco e similares, de reunião e treinamentos, onde não se retira máscara e se cumpre os protocolos. E quanto ao setor de bares e restaurantes, nosso pedido é que ao menos se volte ao que era o decreto anterior, com toque de recolher e outras limitações, o que já ajudaria a atenuar a situação”, disse.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) também esteve presente no encontro virtual, e expôs as complicações do setor, ao mesmo tempo em que se colocou à disposição para auxiliar em outras iniciativas de combate à expansão da contaminação por Covid-19. “Não somos coniventes com bares e restaurantes que extrapolam, não apoiamos festas e aglomerações, que não trabalhem de acordo com a prevenção. Nosso pedido é de reabertura, mas de uma forma segura, para que ajude a conter o vírus. Precisamos das portas abertas, mas trabalhar com segurança”, afirmou Leila Pires, diretora executiva da Abrasel Centro Sul.

Urubatan Alves Sena, representante da Abrasel em Ponta Grossa reforçou o desejo de reabertura do comércio e as dificuldades que o setor vem enfrentando há mais de um ano “É preciso que se esclareça qual é a responsabilidade do comércio nestes números que se agravaram? Não podemos bancar essa conta, não temos mais condições de assumir esse custo, de permanecer de portas fechadas, isto está nos levando a falência. Nosso pedido é para que não se prorrogue o decreto e o lockdown, isso nos preocupa. Não sei se suportaremos mais uma semana fechada”, relatou.

Explicação da Prefeitura

A Prefeitura de Ponta Grossa, por sua vez, expôs números e detalhes sobre a grave situação que o município enfrenta atualmente. A prefeita Elizabeth Schmidt e o Secretário de Saúde Rodrigo Manjabosco expuseram um panorama do sistema de saúde em Ponta Grossa e alertaram para a gravidade que a cidade encara neste momento.

Os representantes municipais informaram que este é o período mais grave que a cidade enfrenta desde o início da pandemia, e que as medidas mais duras se justificaram para tentar atenuar o caos eminente no município. “A nova variante do vírus vem aumentando muito o índice de contaminação em Ponta Grossa, resultando na lotação de leitos de UTI e enfermaria da cidade. Não é uma situação fácil, mas é um freio de arrumação para que a ocupação dos leitos diminua, e nos últimos sete dias começamos a ter um pequeno decréscimo”, argumentou o secretário de Saúde.

“A nova variante trouxe um cenário desajustado, com elevação do número de óbitos. Até então o jovem não era afetado por esta doença, hoje é diferente. De 20 a 39 anos a taxa de óbito vem aumentando, então não é uma doença só de idoso, mas que atinge a faixa de idade da população economicamente ativa. A média de dias de internação é a maior, a taxa de letalidade subiu vertiginosamente. E o problema maior são os pacientes em estado grave sem conseguir um leito de UTI, já que estamos com ocupação máxima de todos os leitos”, alertou Manjabosco.

A prefeita Elizabeth se colocou à disposição para avaliar cada pedido feito pelos empresários, mas endossou a fala do secretário, alertando para o perigo real que o momento apresenta. “É importantíssimo termos uma troca de ideias, esse intercambio em um momento tão difícil. Esse luto não é mais individual, é coletivo, sabemos que dói muito. E essa medida era justamente para que haja uma freada, uma interrupção, porque a gente viu que o colapso da saúde está acontecendo. O objetivo é evitar as aglomerações, internamentos, óbitos. Sabemos que é um sacrifício de todos, mas o momento exige firmeza”, disse. “Todas essas questões apresentadas vão ser levadas em consideração. Queremos voltar à normalidade, vou repassar o que foi dito aqui para o governador, e tenho consciência de que a economia está sendo prejudicada, mas também estamos pensando na vida e na saúde de todos nós”, complementou.

O presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca agradeceu pelo empenho da administração municipal em ouvir os comerciantes, reconhecendo que o momento é difícil para todos, mas espera que uma solução seja encontrada o quanto antes. “Queria agradecer de a prefeita em nos atender, sabemos que o problema é sério e não é fácil de resolver. Temos que discutir problemas pontuais de cada município. É difícil, claro, mas temos que tentar encontrar modelos e alternativas que seriam viáveis para Ponta Grossa. Todos nós temos que pensar no que é possível fazer”, finalizou.

Informações: Assessoria de Imprensa.

email sharing button
email sharing button
email sharing button
email sharing button

Publicidade

Recomendados

Estrutura do novo Hospital São Camilo segue padrão europeu
Probel Colchões realiza super liquida de mostruário em PG
Casa Coelho dobra espaço da loja em Uvaranas
Publicidade
Espetinhos Curitiba oferta grandes opções em carnes
Click Odontologia promove evento e traz novidade para PG
Eskimó Sorvetes inaugura nova unidade no Jardim Carvalho
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campos Gerais 19/04/2021 ás 18:30h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 18:16h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 18:16h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 18:16h
Publicidade
Campos Gerais 19/04/2021 ás 18:15h
Cotidiano 19/04/2021 ás 18:00h
Cotidiano 19/04/2021 ás 17:45h
Campos Gerais 19/04/2021 ás 17:30h
Publicidade
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 17:24h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 17:20h
Cotidiano 19/04/2021 ás 17:15h
Campos Gerais 19/04/2021 ás 17:00h
Publicidade

LIVES RECENTES

Ao Vivo
ao vivo | 19/04/2021 ás 15:46h

Prefeitura quer evitar filas para o ‘vale-mercado’

Prefeitura aprova R$ 250 mil para cultura de PG
ao vivo 19/04/2021 ás 15:11h
Novo símbolo representa os 150 anos de Imbituva
ao vivo 19/04/2021 ás 14:07h
Vamos Ler inicia nova edição debatendo a educação na pandemia
ao vivo 19/04/2021 ás 10:12h
Ver Mais
Publicidade

PONTA GROSSA

Ponta Grossa | 19/04/2021 ás 16:45h

PG Explorer volta a ser comercializado aos turistas

Ponta Grossa 19/04/2021 ás 16:40h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 14:30h
Publicidade
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 14:15h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 13:36h
Ponta Grossa 19/04/2021 ás 13:20h
Publicidade

COTIDIANO

Cotidiano | 19/04/2021 ás 16:30h

'Gato do tráfico' é interceptado antes de entrar em presídio

Cotidiano 19/04/2021 ás 16:25h
Cotidiano 19/04/2021 ás 16:17h
Publicidade
Cotidiano 19/04/2021 ás 16:15h
Cotidiano 19/04/2021 ás 16:00h
Cotidiano 19/04/2021 ás 15:45h
Publicidade

VÍDEOS

Ponta Grossa | 19/04/2021 ás 11:39h

Vídeo mostra 'racha' entre veículos no Jardim Carvalho

Ver Mais

CAMPOS GERAIS

Campos Gerais | 19/04/2021 ás 12:20h

Sobe para 47 o número de mortos por covid em Palmeira

Campos Gerais 19/04/2021 ás 10:27h
Campos Gerais 18/04/2021 ás 14:35h
Publicidade
Campos Gerais 18/04/2021 ás 12:40h
Campos Gerais 17/04/2021 ás 18:30h
Campos Gerais 17/04/2021 ás 17:00h
Publicidade

MIX

Mix | 19/04/2021 ás 15:00h

CulturAção estreia nova temporada na TVE

Mix 18/04/2021 ás 15:57h
Mix 17/04/2021 ás 20:00h
Publicidade
Mix 17/04/2021 ás 14:07h
Mix 17/04/2021 ás 09:00h
Mix 17/04/2021 ás 05:45h
Publicidade

ESPORTE

Esporte | 17/04/2021 ás 18:20h

Operário goleia o Athletico por 4 a 0 na Arena da Baixada

Esporte 16/04/2021 ás 14:46h
Esporte 16/04/2021 ás 10:19h
Publicidade
Esporte 15/04/2021 ás 17:00h
Esporte 14/04/2021 ás 18:30h
Esporte 14/04/2021 ás 12:21h
Publicidade

INSANA

Insana | 14/04/2021 ás 13:00h

Padre anuncia em missa que está apaixonado e deixa a Igreja

Insana 23/03/2021 ás 09:44h
Insana 10/03/2021 ás 17:31h
Publicidade
Insana 05/03/2021 ás 17:00h
Insana 05/02/2021 ás 17:10h
Insana 30/01/2021 ás 13:00h
Publicidade

VAMOS LER

Vamos Ler | 19/04/2021 ás 11:43h

Videoaulas reforçam trabalho de professores e alunos

AGRONEGÓCIO

Agronegócio | 18/04/2021 ás 19:00h

Exportações do agro registram recorde

Publicidade

ROMULO CURY

Romulo Cury | 17/04/2021 ás 06:00h

Confira a Coluna RC deste sábado (17-04)

BOM DIA ASTRAL

Bom Dia Astral | 19/04/2021 ás 06:00h

Confira seu horóscopo para esta segunda-feira (19/04)

EMPREGOS

Empregos | 18/04/2021 ás 20:35h

Confira as vagas de emprego desta segunda-feira (19/04)

Publicidade

MAIS LIDAS

Ponta Grossa | 14/04/2021 ás 13:28h

Estudante da UEPG tem câncer raro e pede ajuda

Insana 14/04/2021 ás 13:00h
Ponta Grossa 17/04/2021 ás 21:53h
Ponta Grossa 13/04/2021 ás 09:08h
Cotidiano 14/04/2021 ás 08:41h
Publicidade
Publicidade