UPA Santana deve começar atender no início de março | aRede
PUBLICIDADE

UPA Santana deve começar atender no início de março

As obras estão quase concluídas e a previsão é de que, inicialmente, a UPA Santana não tenha atendimento para casos de Covid-19

Falta concluir a readequação da rede de gás e terminar a rampa de acesso das ambulâncias.
Falta concluir a readequação da rede de gás e terminar a rampa de acesso das ambulâncias. -

Cintia Capri

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As obras estão quase concluídas e a previsão é de que, inicialmente, a UPA Santana não tenha atendimento para casos de Covid-19  

A Unidade de Ponto Atendimento (UPA) que está sendo construída no prédio da antiga maternidade Santana, a rua Doutor Paula Xavier esquina com Carlos Osternack, está quase concluída. A previsão da prefeitura é de que as obras terminem no início de março para que a nova UPA possa receber o público já ainda na primeira quinzena.

“A inauguração provavelmente será na primeira quinzena de março, mas a gente depende de algumas verbas”, explica a prefeita Elizabeth Schimidt. Todos os recursos para a reforma do prédio são externos. Parte da verba é destinada pelo Ministério Público e parte é contribuição do Rotary Club Lagoa Dourada.  

O que falta para terminar

No mês de novembro o ex-prefeito, Marcelo Rangel, chegou a anunciar que a nova unidade seria inaugurada ainda em 2020. Mas até agora a população aguarda a entrega da obra. Segundo a assessoria de comunicação falta a conclusão da readequação da rede de gás e o término da construção da rampa de acesso das ambulâncias.

Novo Pronto Socorro

A população de Ponta Grossa, que está acostumada a chamar o hospital Municipal Amadeu Puppi de Pronto Socorro, desta vez vai ter mesmo que se acostumar com a mudança. A nova unidade, com capacidade para atender entre 400 e 500 pacientes por dia, vai receber o Pronto Atendimento que estava localizado no Hospital Municipal Amadeu Pupi.

Aproximadamente 140 profissionais, entre médicos e equipes de enfermagem, serão remanejados para a UPA Santana, informou a assessoria de comunicação. Esta mudança já faz parte da reestruturação do Hospital Municipal que segue como referência nos atendimentos de ortopedia na cidade.

Covid-19

A UPA Santana, diferentemente da UPA Santa Paula, não terá atendimento para casos de Covid-19. De acordo com a prefeita, neste primeiro momento a UPA só irá atender outros tipos de urgência e emergência. “É urgência e emergência, tudo aquilo que acontece num PA. É uma porta de entrada das necessidades mais rápidas e mais urgentes que a população necessita”, completa Elizabeth Schimidt.

Os atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios suspeitos de covid-19 são feitos exclusivamente na UPA Santa Paula e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões da Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas das 8h às 19h, sem fechar no almoço.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE