Câmara de PG terá sessão extraordinária na próxima segunda | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG terá sessão extraordinária na próxima segunda

Legislativo será convocado para votar projeto que trata de remanejamento no orçamento. Ao menos quatro vereadores deverão estar ausentes

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG terá sessão extraordinária na próxima segunda
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Legislativo será convocado para votar projeto que trata de remanejamento no orçamento. Ao menos quatro vereadores deverão estar ausentes

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) vai realizar uma sessão extraordinária (21) para aprovar projetos urgentes e necessários. A última sessão ordinária do Legislativo foi realizada nesta segunda-feira (21) e a sessão extraordinária foi convocada para que os vereadores aprovem um projeto que trata do remanejamento do orçamento da Prefeitura ainda em 2020. 

Na prática, toda mudança orçamentária necessária por parte da Prefeitura tem que ganhar o aval do Poder Legislativo. Desta forma, os vereadores irão se reunir para votar um remanejamento no orçamento destinado à Secretaria Municipal de Educação, órgão comandado por Esméria Savelli. O projeto prevê o remanejamento de R$ 13 milhões que serão destinados à folha de pagamento dos professores. 

Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Daniel Milla (PSD), a sessão extraordinária será publicada em Diário Oficial para que os vereadores sejam convocados em tempo. “Esse projeto precisa necessariamente ser votado ainda neste ano para que a folha de pagamento da Educação seja quitada. Mantivemos a sessão para segunda para termos tempo hábil de convocar os colegas”, contou Milla. 

Para que o projeto possa ser aprovado em dois turnos são necessários, ao menos, 16 vereadores presentes. Com a prisão de dois parlamentares nesta semana em uma operação do Gaeco (Ricardo Zampieri e Walter José de Souza, o Valtão), além de dois parlamentares de licença médica (George de Oliveira e Sebastião Mainardes), a sessão poderá contar com até 19 presenças. 

Como o encontro deverá ser convocado apenas para votar esse projeto de interesse do Executivo, há uma expectativa de um encontro rápido. No entanto, a situação política dos parlamentares presos foi ser alvo de questionamento dos colegas da Casa de Leis - Walter foi reeleito para o quarto mandato e está diplomado para assumir o cargo, mas Zampieri disputou o cargo de vice-prefeito e termina o mandato como vereador em dezembro deste ano.  

Vereadores já estão ‘desmontando’ gabinetes

Com o fim da legislatura de 2016-2020, boa parte dos parlamentares já está desmontando a estrutura de gabinetes. Entre os 23 atuais vereadores, apenas oito conseguiram uma vaga na próxima legislatura que terá apenas 19 vagas. Desta forma, boa parte dos assessores já foi (ou ainda será) exonerada e também há uma desmobilização das estruturas dos gabinetes. Desta forma, também haverá nas próximas semanas um encontro com os novos vereadores e a mudança na estrutura que divide os gabinetes atualmente.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right