Secretária descarta volta das aulas presenciais em 2020 | aRede
PUBLICIDADE

Secretária descarta volta das aulas presenciais em 2020

Rede municipal de ensino de PG encerra calendário letivo em dezembro de 2020 apenas com atividades remotas

Esméria Saveli valorizou participação dos professores no programa 'Vem Aprender'
Esméria Saveli valorizou participação dos professores no programa 'Vem Aprender' -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Rede municipal de ensino de PG encerra calendário letivo em dezembro apenas com atividades remotas

A secretária Municipal de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria de Lourdes Saveli, em entrevista ao Portal aRede na tarde desta quarta-feira (21), falou que as aulas presenciais não retornam neste ano no Município, que compreende a Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º a 5º ano). Segundo a gestora, a decisão do Governo do Estado pelo retorno de atividades extracurriculares de forma não interfere na rede municipal.

Com um sistema próprio e um Conselho Deliberativo, o ensino do Município possui autonomia para a tomada de decisão. Dessa forma, a secretária é enfática sobre a possibilidade de qualquer tipo de atividade presencial. “A Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) de Ponta Grossa não retornarão as aulas presenciais neste ano”, declara Saveli.

Os estudos para a volta do ensino no Município presencial em Ponta Grossa aconteceram com planejamento para agosto e, posteriormente, setembro. Contudo, com as restrições sanitárias e sem o retorno em nenhum lugar do país, a Secretaria de Educação resolveu manter o calendário com as atividades transmitidas pelo ‘Vem Aprender’, na TV Educativa. O método, exclusivo de Ponta Grossa, permitiu que o calendário letivo seja cumprido na rede municipal de ensino.

“Está faltando muito pouco para encerrar o ano. Nós já temos todo o estudo, todo controle e vamos com o calendário escolar até o dia 23 de dezembro, completando aquilo que o Ministério da Educação está exigindo: as 800 horas de atividades para os alunos”, destaca a secretária, reiterado a importância do ‘Vem Aprender’, que foi respaldado pela atuação em conjunto das equipes escolares, com participação ativa dos professores.

Matrículas

Sobre as matrículas, Esméria cita que a Secretaria ainda está discutindo algumas datas, mas que o processo é regular e facilitado como nos outros anos. “Os pais sabem que as matrículas das crianças que estão nas escolas municipais são automáticas. Não temos filas. Possivelmente as diretoras irão enviar uma correspondência para os pais só para eles marcarem se a criança vai permanecer naquela escola ou se vai para outras escolas. Porque, as vezes, a família mudou (de endereço)”, cita a secretária que elenca que em novembro as orientações serão enviadas às escolas sobre o tema.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE