Jovens de PG se preparam para estágio na República Tcheca | aRede
PUBLICIDADE

Jovens de PG se preparam para estágio na República Tcheca

Ao todo, vinte universitários da cidade foram selecionados para passar um ano na República Tcheca.

Ao todo, vinte universitários da cidade foram selecionados para passar um ano na República Tcheca.
Ao todo, vinte universitários da cidade foram selecionados para passar um ano na República Tcheca. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ao todo, vinte universitários da cidade foram selecionados para passar um ano na República Tcheca.

Conseguir um estágio no exterior durante a graduação é uma oportunidade almejada por muitos estudantes. Um acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e as empresas Tatra Motors e Brano Group vai possibilitar essa realização para 20 universitários da cidade que foram selecionados para passar um ano na República Tcheca.

O processo de seleção aconteceu no segundo semestre de 2019 e contou com a participação de 125 estudantes de instituições públicas e privadas do município. Para concorrer a uma das vagas era preciso estar matriculado nos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica-Eletrônica ou de Produção a partir do 4º ano ou 7º período, além de ser fluente na língua inglesa. Cumpridos os requisitos, todos foram entrevistados pelas instituições de ensino em que estudam e por representantes das empresas contratantes.

A entrevista em inglês foi um desafio inédito para a maioria dos jovens e trouxe aprendizados para todos. “Mesmo os que não foram selecionados gostaram muito de ter participado do processo, porque sempre a gente ouve falar que inglês é fundamental, mas quando a coisa se concretiza de fato, como foi essa oportunidade de um estágio de um ano fora do país de uma hora para a outra, acho que cai a ficha e eles percebem que realmente aquilo não é só conversa”, explica o professor e coordenador dos Cursos de Engenharia da Faculdade Unopar, Fabiano Meira de Moura Luz.

O idioma não foi uma dificuldade para a universitária Fernanda Alaide de Oliveira, de 23 anos. A estudante do último período do curso de Engenharia Elétrica da Unopar foi iniciada no estudo da língua inglesa no início da alfabetização e até já atuou como professora em uma escola de idiomas. Ao saber que tinha sido uma das 20 escolhidas, o sentimento foi de alegria. “É nessas horas que vemos que todo o estudo e o empenho de estudar e estagiar valeu a pena. É muito recompensador”. E ela deixa o recado para quem também sonha em voar longe: “quando surge uma oportunidade como essa você já tem que estar preparado, se não alguém que está melhor que você vem e leva o lugar que poderia ser seu”, comenta.

Mas estar preparado para uma chance como esta no exterior vai muito além do domínio de um idioma e, por isso, outras características dos estudantes também foram consideradas. “Desde o início os recrutadores manifestaram a preocupação em escolher, dentre os candidatos, aqueles que além de estarem tecnicamente mais aptos, fossem também resilientes, adaptáveis e tivessem o famoso brilho nos olhos” conta o professor Fabiano.

Quem também foi considerado apto para o posto foi o estudante do 7º período de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPFR-PG), Igor Teixeira. O jovem ficou sabendo do processo através de notícias em uma rede social e enxergou ali uma oportunidade para a futura carreira profissional. Mesmo sem a data do embarque definida, Igor, que nunca fez uma viagem internacional, aguarda ansioso para estagiar na Brano Group. “Acredito que esta vivência em um ambiente de trabalho no primeiro mundo irá abrir uma nova trilha que poderei seguir. Uma trilha com inúmeras possibilidades que possivelmente não teria sem essa experiência que estou indo adquirir”, relata.

A Fernanda também atuará na Brano Group, empresa que preparou apartamentos completos para receber os dez estudantes selecionados. Enquanto o dia tão esperado não chega, ela passa cerca de oito horas por dia reforçando o inglês e ainda dedica tempo para fazer cursos on-line, como de Autocad. Preparação técnica para uma experiência de vida. “Não é só a experiência da área de formação. Os aprendizados de convivência, outra cultura, idioma muito diferente. Acho que isso acrescenta para tudo pois abrange o campo de visão em relação às relações interpessoais e inteligência emocional, algo muito necessário para os profissionais de hoje”, conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE