Grupo produz bonecas para ajudar mulheres com câncer
Projeto ‘Bonecas Terapia de Amor’, garante recursos para compra de remédios para mulheres em tratamento oncológico

Projeto ‘Bonecas Terapia de Amor’, garante recursos para compra de remédios para mulheres em tratamento oncológico
Todas as quartas-feiras um grupo de mulheres se reúne no salão de uma igreja de Ponta Grossa para produzir bonecas. A atividade faz parte do projeto ‘Bonecas Terapia do Amor’, que nasceu há pouco mais de um ano e busca auxiliar pessoas que estão passando por tratamento oncológico. Com a confecção das bonecas, surgem novas amizades e apoio em momentos difíceis – a atividade faz com que o tempo passe mais rápido e, além de tudo, a renda obtida com a venda do material é revertida para a compra de remédios para as pacientes.
O projeto foi ideia das amigas Rosalda Naas, que há cinco anos trata um câncer e Isabel Cristina de Paula, coordenadora de um Clube de Mães. Cristina conseguiu o espaço para as reuniões e o molde para as bonecas, e aos poucos, entre uma visita e outra aos hospitais, foram aparecendo mais mulheres interessadas em participar e empresas parceiras que ajudam de alguma forma. Uma rede movida a amor. “O que motivou o projeto é o amor em ajudar as pessoas. Falamos que as nossas bonecas são recheadas em amor”, conta Cristina.
Em menos de um ano, aproximadamente 160 pessoas já passaram pelo projeto, sem contar aqueles que contribuem de casa. Em uma única tarde, o grupo chegou a confeccionar 50 bonecas. Parte da renda garante a compra de materiais (lã, algodão cru, fitas, fibra, lacinhos, meia e pérola) para a continuidade da produção. O restante é destinado para a compra de suplementos e remédios para os pacientes que passam por quimioterapia. Com a venda de dez bonecas, é possível comprar um frasco de remédio Emend, que ajuda na prevenção de náuseas e enjoos associados ao tratamento quimioterápico.
Além da ajuda com os remédios, a confecção das bonecas torna-se uma terapia para os pacientes, que encontram na atividade uma distração. “A terapia ajuda no tratamento, pois os pacientes se sentem mais ocupados, isso faz com que eles também se sintam úteis, esquecendo um pouco a dor do tratamento”, relata a enfermeira da oncologia da Santa Casa de Misericórdia, Elisiane Heberle.
Para quem tiver interesse em participar ou contribuir com materiais para confecção, as reuniões acontecem todas as quartas, às 14h, na Igreja Presbiteriana Independente, localizada na rua Francisco Ribas, 1165, Orfãs. As bonecas podem ser encontradas diretamente com o grupo ou ainda em lugares parceiros: Restaurante Porto Belo, Quilt Tecidos, Loja Ana Morena Artesanatos e no Salão de beleza Ybaté.





















