Vendas do comércio de PG superam média estadual | aRede
PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG superam média estadual

Pesquisa Conjuntural da Fecomércio mostra que as vendas do comércio varejista de Ponta Grossa cresceram 2,79% entre janeiro e junho

O setor de autopeças foi o segundo principal nas vendas em Ponta Grossa, com alta de 12% na comparação com 2018
O setor de autopeças foi o segundo principal nas vendas em Ponta Grossa, com alta de 12% na comparação com 2018 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pesquisa Conjuntural da Fecomércio mostra que as vendas do comércio varejista de Ponta Grossa cresceram 2,79% entre janeiro e junho

O primeiro semestre foi positivo para o comércio varejista de Ponta Grossa. Os números da Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), mostram que houve uma elevação de 2,79% na venda de produtos no município, na comparação com o mesmo período de seis meses de 2018. O desempenho regional, relacionado ao lucro dos lojistas já deflacionado (descontada a inflação do período), está acima da média estadual, cujo valor ficou na casa de 2,11%. O resultado do levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (19).

No Estado do Paraná, este é o segundo ano consecutivo de aumento nas vendas, após três anos consecutivos de retração (em 2018, houve alta de 5,13%; mas houveram quedas de 2,64% em 2017, 6,3% em 2016 e 3,56% em 2015). No ano passado, em Ponta Grossa, também contou com um incremento, na casa de 1,1%. 

Na comparação com outros municípios paranaenses, o comércio de Ponta Grossa registrou um volume maior de vendas em relação a Maringá, onde houve um incremento de 2,45%, e acima de Londrina, onde houve uma queda na comercialização de produtos, na casa de 4,36%. À frente de Ponta Grossa ficaram a região Oeste, onde a alta foi de 3,41%, e o Sudoeste, de 4,04%, além da capital paranaense e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que teve o melhor desempenho, de 4,3%.

Rafael Ribeiro, gerente do Sindicado do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), ressalta os setores que mais se destacaram no município, que fizeram a cidade ficar com a média acima da estadual. “Ponta Grossa teve uma crescente diferente das outras cidades do Estado. Excetuando as lojas de departamentos (cuja alta foi de 32%), que foram uma constante, Ponta Grossa teve o diferencial das autopeças (12,4%). Outros setores tiveram crescimento, se comparado mês a mês; apenas ótica que caiu um pouco, mas, se comparar de maneira geral, Ponta Grossa tem se destacado”, afirma.

Desempenho foi o terceiro melhor do Estado em junho

Somente no mês de junho, comparando com o mesmo junho de 2018, o desempenho de Ponta Grossa foi o terceiro melhor do Estado, também com alta de 2,79%, atrás apenas dos 4,04% registrados na capital, e dos 20% acumulados na região Sudoeste. Próximo de Ponta Grossa, ficou Maringá, onde houve a elevação de 1,35%. Já as regiões Oeste e de Londrina tiveram queda, de 6,5% e de 16,7%, respectivamente, derrubando a média estadual, que ficou na casa de 2,5% negativos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE