Prefeitura planeja revitalizar Complexo das Oficinas
<b>Objetivo é transformar área da Rumo em local para receber eventos ao ar livre. Protocolo de intenções foi encaminhado à Câmara e minuta de direito de uso está em avaliação.</b>

Objetivo é transformar área da Rumo em local para receber eventos ao ar livre. Protocolo de intenções foi encaminhado à Câmara e minuta de direito de uso está em avaliação.
A Prefeitura de Ponta Grossa quer viabilizar a revitalização do Complexo de Oficinas – área ao lado do Estádio Germano Krüger atualmente desativada e pertencente à Rumo, concessionária responsável pela administração de ferrovias estaduais. No final de abril, o poder Executivo encaminhou à Câmara um projeto de lei que celebra o protocolo de intenções para revitalizar o espaço.
O documento engloba, além da Rumo, também o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal. Além do protocolo, também está em avaliação a minuta para a cessão do direito de uso da área pela Prefeitura.
O objetivo é transformar o local em uma área para receber eventos ao ar livre, nos moldes do Parque Ambiental, de acordo com a assessoria de imprensa do Poder Executivo. O espaço seria uma continuação do ‘Parque Linear’ – espaço na região de Oficinas atualmente em processo de finalização. O Complexo das Oficinas contaria com área para caminhada, e um espaço aberto para eventos – como shows públicos e feiras de food truck, por exemplo.
Uma das propostas da Prefeitura é demolir as edificações atuais do complexo – fechadas há alguns anos e sem utilização por parte da Rumo. Em outubro do ano passado, uma comitiva de Ponta Grossa esteve com lideranças da concessionária em Curitiba para discutir sobre o processo de transferência do espaço. O grupo era composto pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e os secretários de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, e de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant'Anna.
Na época, o Poder Executivo afirmou que pretendia revitalizar o espaço através de uma parceria público-privada (PPP). “Já vínhamos pedindo este espaço desde a época da ALL [antigo nome da Rumo]. Quando mudou [para Rumo], tivemos que nos reprogramar por conta do momento de transição. Depois apareceu um processo eleitoral, que complicou mais um pouco, já que eles precisam de uma ordem do DNIT e da própria União”, explicou Celso Sant'Anna, na época.
Proposta viabilizaria Parque Linear
A revitalização do Complexo das Oficinas tornaria viável a ampliação do Parque Linear - área de lazer planejada para ser construída em locais onde hoje estão linhas férreas sem utilização pela Rumo. O protocolo de intenções para o Complexo das Oficinas está descrito no projeto de lei nº 106/2019 e deu entrada na Câmara no dia 30 de maio e segue para análise nas comissões internas. Ainda não há previsão de quando a proposta seja votada, já que ela não tramita em regime de urgência.





















