Obras atrasam e Santana só terá voos em seis meses

Segundo semestre de 2015. Esta é a nova previsão da Prefeitura de Ponta Grossa para o início da realização de voos comerciais a partir do Aeroporto Santana. A previsão inicial era de iniciar os voos diários com destino ao aeroporto de Campinas, em São Paulo, ainda no primeiro trimestre do ano, mas, em função do atraso na reforma do terminal de passageiros, segundo Michael Haddad, engenheiro civil encarregado para assuntos do aeroporto na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, esse prazo não será mais possível de ser cumprido.
A demora na conclusão das obras, segundo ele, ocorreu por vários fatores, como o clima e as alterações necessárias durante a reforma. “Tivemos pequenos problemas na reforma e a obra atrasou um pouco. Isso ocorreu por causa de chuvas e por algumas coisas a mais que precisamos fazer, porque reformas sempre são complicadas; se imagina que vai fazer uma coisa e surgem imprevistos. Tivemos, por exemplo, que refazer a estrutura do telhado, porque era uma construção antiga, então tivemos de reforçar para não deixar risco nenhum”, declara. As obras estão paradas, em recesso de fim de ano, e deverão ser retomadas em janeiro.
A nova expectativa é de que as obras sejam concluídas em maio, ou seja, três meses além do previsto inicialmente (fevereiro). Há, ainda, a necessidade da implantação da estação de rádio e estação meteorológica – os equipamentos atuais estão sendo revisados e as licitações do que será necessário deverão ser concluídas até março. “Teremos que terminar as obras para mostrar o espaço para a empresa aérea. Fizemos adaptações não previstas para ter o espaço construído para atender as demandas. Eles vão dizer para por balcão aqui, fazer a instalação de internet, e alguma outra coisa, acertar o espaço para guardar a bagagem, e só depois de terminar a reforma vamos apresentar o espaço”, declara. Existe a possibilidade de haver uma lanchonete no local, que dependerá de uma licitação.
Demanda é de 20 voos por dia
Um estudo de demanda foi feito em Ponta Grossa para avaliar a demanda de passageiros. De acordo com Haddad, ele foi desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), em parceria com outras empresas. O cálculo teria indicado uma demanda de voos de 20 pessoas por dia para ida, e também de 20 para a volta, o que, segundo o engenheiro, justificaria a utilização dos ATR. “É um número bom de passageiros”, conclui.
Informações do Jornal da Manhã.





















