Aliel representa Comissão de Educação em Clevelândia | aRede
PUBLICIDADE

Aliel representa Comissão de Educação em Clevelândia

Parlamentar participou de audiência pública que discutiu situação da Faculdade Municipal

Imagem ilustrativa da imagem Aliel representa Comissão de Educação em Clevelândia
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PSB) participou na sexta-feira, 04, da audiência pública que debateu a situação da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. O parlamentar representou a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, da qual é um dos vice-presidentes. Além de Aliel, participaram da mesa discussão o professor e ex-diretor da instituição, Sérgio Ricardo Ferreira, o representante acadêmico Ricardo Loureiro Sampaio, o representante da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Paulo Henrique Mariano e o diretor da instituição, Rafael Barbosa, além da tesoureira da OAB de Palmas, Dra. Elaine Valduga​.  

Dezenas de professores, alunos e pessoas da comunidade participaram da audiência, que foi realizada na Câmara Municipal. A FAMA, antiga Fundação de Ensino Superior de Clevelândia (FESC), foi criada através da lei municipal nº 2.542/2015 e incorporada ao Sistema Estadual de Ensino em março de 2016, e conta com os cursos de Administração, Pedagogia e Desenvolvimento de Sistemas. A possibilidade de fechamento foi divulgada pela administração municipal no fim do mês de março, sob a justificativa de falta de recursos para a manutenção de uma instituição pública pelo município. A partir daí a comunidade acadêmica e sociedade iniciaram manifestações contra o fechamento. 

Os alunos e ex-alunos da instituição divulgaram uma carta aberta à comunidade mostrando sua preocupação com o futuro da cidade caso a faculdade seja fechada. "É de conhecimento público as dificuldades que nosso município enfrenta, principalmente no quesito geração de empregos: como atrair novos investimentos que propiciem criar vagas de trabalho para que sejam atendidos direitos básicos do cidadão? Um dos maiores entraves acreditamos ser a escassez de mão de obra qualificada que faz com que o empresariado cada vez mais se distancie de nossa cidade”, diz o documento.

Para o deputado, que já havia falado sobre o assunto na Comissão de Educação em Brasília, o fechamento da FAMA seria um retrocesso para a cidade e para a região. Segundo ele, isso afetaria o desenvolvimento econômico regional. "As lideranças políticas precisam unir forças para evitar que isso aconteça”, ressaltou o parlamentar. Aliel disse que uma das soluções seria a estadualização da instituição e intermediou uma reunião, que ocorrerá na próxima terça-feira, 08, entre representantes da instituição e o reitor da Unicentro, Aldo de Bona. 

A convite de Aliel, o representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná, Paulo Mariano, também se comprometeu a auxiliar na questão junto ao Governo do Estado. “Vamos continuar dialogando com ele para que o Governo do Estado tome uma medida positiva. Sei que é possível evitar esse fechamento e vamos cobrar das autoridades competentes. Também continuarei à disposição lutando junto em Brasília”, finalizou o parlamentar.

As informações são de Jair Marques da assessoria. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right