Motoristas do Uber organizam protesto em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Motoristas do Uber organizam protesto em Ponta Grossa

Empresa convocou motoristas para se manifestarem contra projeto que tramita no Senado e deve inviabilizar o serviço

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas do Uber organizam protesto em Ponta Grossa
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 70 motoristas do aplicativo Uber irão participar de uma carreata em Ponta Grossa marcada para às 15h desta terça-feira (26). O grupo irá se reunir em frente ao Centro de Eventos, na região do Santa Paula, e pretende cruzar a cidade em comboio, protestando contra o PLC (Proposta de Lei da Câmara) 28/2017 que tramita no Senado Federal. Na visão dos motoristas, a proposta inviabiliza o serviço do Uber no Brasil.

Rodrigo Ferreira Menezes é motorista do Uber e participa da organização do protesto em Ponta Grossa – ele conta que foi a própria empresa que convocou os condutores para participar da carreata. “Existe uma preocupação muito grande com esse projeto que, se aprovado, deve colocar igualar a tarifa do Uber àquela cobrada pelo serviço de táxi, por exemplo”, conta Menezes.

A carretada deve reunir ao menos 70 veículos que sairão do Centro de Eventos, passarão pela avenida Visconde de Taunay, depois pela avenida Vicente Machado e depois rumo à Carlos Cavalcanti, em Uvaranas. O comboio deverá voltar à região central pela rua Francisco Ribas e depois seguir pela avenida Ernesto Vilela, se dissipando na região da Nova Rússia.

Rodrigo conta que atualmente mais de 180 motoristas atuam junto ao aplicativo em Ponta Grossa. “Esse projeto quer transformar o transporte particular em transporte público, isso dará poderes para a Prefeitura que poderá, por exemplo, limitar os carros que atuam no Uber, além de interferir no valor da tarifa e obrigar o motorista a colocar placa vermelha no veículo”, explica Menezes.

Além da carreata, os motoristas do Uber também coletaram assinaturas contra a proposta que tramita no Senado e, se aprovado, pode alterar o panorama do transporte na cidade.

Teor do projeto

O projeto (PLC28/2017) que trata do transporte individual por meio de aplicativos foi aprovado em abril pela Câmara dos Deputados e traz uma série de exigências para que esse tipo de serviço possa funcionar. Entre elas, está a autorização prévia das prefeituras. O projeto está em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), sob relatoria do senador Pedro Chaves (PSC-MS), mas poderá ser votado diretamente no Plenário se for aprovado o requerimento (RQS 793/2017) de urgência apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

Regulamentação municipal

Além da regulamentação federal, a Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG) também já propôs uma regulamentação municipal do serviço. Com esse intuito, o Poder Executivo enviou um projeto de lei (PL)
que tramita no Legislativo Municipal e prevê uma série de adequações – em reunião com motoristas do Uber, o vereado Eduardo Kalinoski (PSDB) já discutiu alguns aspectos que deverão ser alterados na proposta.

Impacto na tarifa de ônibus

Entre as mudanças provocadas pela chegada do Uber em Ponta Grossa está um possível impacto no valor da tarifa do transporte coletivo. Na visão do Conselho Municipal de Transporte (CMT), a chegada do Uber deverá fazer com que caia o número de passageiros que usam o transporte coletivo e, com isso, o valor da tarifa poderá subir já que um dos quesitos que são levado em conta no cálculo da tarifa o número de passageiros que usam o sistema de transporte coletivo. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right