Unisul iniciará obras do ‘Hotel Ibis’ no 1º semestre de 2017
Após protocolar os Estudos de Impacto de Vizinhança e ocorrer sua aprovação, intenção é iniciar obras em 2017, com a conclusão em 2019. Projeto conta com 12 pavimentos e 126 quartos
Publicado: 02/11/2016, 07:22

Está previsto, para o início do próximo ano, o início das obras do Hotel Ibis em Ponta Grossa. Primeiro hotel de bandeira internacional, pertencente ao Grupo AccorHotels, líder mundial em hospedagens, ele será construído no centro da cidade, na esquina entre as ruas Sete de Setembro e Quatorze de Julho, uma quadra distante do Centro Esportivo para Pessoas Com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi. A construção ficará a cargo da empresa ponta-grossense Unisul, a qual também ficará responsável pela operação do hotel na cidade. O investimento nesta obra, que terá um total de 12 pavimentos, está mantido em R$ 21 milhões, com a perspectiva da geração de aproximadamente 30 vagas de emprego diretas.
Atualmente, o projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental. O Estudo de Impacto de Vizinhança está sendo concluído, e será protocolado, em breve, nas próximas semanas. Após esse trâmite no Instituto de Planejamento do município (Iplan) é que as obras serão iniciadas. Embora o cronograma ainda não esteja 100% concluído, a perspectiva é de que elas sejam concluídas em até 30 meses, ou seja, o hotel deverá ser inaugurado em 2019.
Hudson da Cunha Zanoni Junior, diretor da Unisul Projetos e Construções, revela que o projeto arquitetônico foi concluído há pouco menos de dois meses, e que o mesmo foi submetido e aprovado pelo Grupo Accor. Há 15 dias está em processo de aprovação pela Prefeitura. “O projeto foi feito por um escritório de arquitetura de Curitiba, que já fez outros projetos para a Rede Accor. Temos uma área de 5,6 mil m² e a obra terá 12 pavimentos, sendo um subsolo, o andar terrestre e mais 10 andares. No total, serão 126 quartos”, esclarece.
O diretor da empresa ainda explica que a oportunidade da construção também se transformou em uma opção diferenciada de investimento para a Unisul, para a expansão para outras áreas. “Estamos apostando porque, para nossa construtora, seria uma linha diferente e entra em incorporação, disponibilizando quartos para a venda. Foi liberado a venda para investimento, o que é interessante e um pouco diferente”, informa.
Estudo apontou demanda na cidade
Além da construção, a Unisul irá atuar como empresa operadora do Hotel. Para que isso fosse possível, Hudson Junior revela que estudos de mercado foram feitos, os quais mostraram potencial. “Como não tinha hotel de rede internacional na cidade, fizemos uma pesquisa de mercado, contratamos uma empresa, a qual verificou que havia essa demanda para esse número de quartos para esse modelo de hotel. Visitamos hotéis desse em funcionamento”, esclarece. Ele explica que havia a disponibilidade de áreas para o investimento, mas que essa escolhida era a mais apropriada.