Cantata de Natal da Assistência Social celebrou inclusão em Ponta Grossa
Cerca de 350 pessoas das instituições socioassistenciais do município: entre crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência se revezaram no palco
Publicado: 10/12/2025, 16:21

Um momento especial de inclusão, solidariedade e esperança. Com o tema “É Natal… na FASPG – Um Natal de Cuidado, o Tempo da Esperança”, a cantata promovida pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, encantou o público na noite desta terça-feira (09), no Centro da cidade.
Cerca de 350 pessoas das instituições socioassistenciais do município: entre crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência se revezaram no palco, nas janelas iluminadas e nas arquibancadas montadas na sede da FASPG, na Avenida Ernesto Vilela. O repertório trouxe a magia do Natal e apresentou a trajetória da fundação e seus serviços de atendimento à comunidade em um espetáculo de música e dança.
A prefeita Elizabeth Schmidt prestigiou a apresentação e destacou a importância do evento. “O Natal nos lembra que é tempo de olhar para o outro, de estender a mão e acreditar que uma cidade melhor se constrói com inclusão, dignidade e amor. Acabamos de viver um momento mágico, em que os usuários da assistência social subiram ao palco como protagonistas, mostrando talento, sensibilidade e muita esperança. Essa cantata veio para ficar e ano que vem vai ser ainda melhor”, declarou a prefeita.
“Agradecemos imensamente ao público que compareceu e se emocionou conosco nesta noite tão especial. As entidades que prestam serviços essenciais para o nosso município abraçaram a ideia com entusiasmo. Foram mais de dois meses de ensaios e preparação cuidadosa para que tudo desse certo. Ver o resultado desse trabalho conjunto no palco foi a prova de que, juntos, fazemos a diferença”, destacou a presidente da FASPG, Tatyana Belo.
GALERIA DE FOTOS
Marina Kloster, coordenadora do evento, ressaltou que conduzir a organização da Cantata de Natal representou desafio significativo para a equipe da FASPG. “Quando a presidente Tatyana manifestou o desejo de realizar uma cantata, iniciamos esse planejamento com afinco e avaliamos cada etapa do processo. O trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela produção musical e artística, foi fundamental. A acessibilidade também foi uma premissa central. Tivemos um momento marcante aqui com a comunidade surda, que interpretou uma das músicas em Libras. Foi tudo cuidadosamente elaborado para garantir um evento acolhedor, acessível e verdadeiramente inclusivo", explicou Marina, que já antecipou o objetivo de manter a Cantata no calendário festivo do Natal de Ponta Grossa.
A direção artística da primeira edição da Cantata da Assistência Social ficou a cargo de Eziquiel Ramos, da Secretaria de Cultura. "Nossa primeira ação ao assumirmos esse desafio foi ouvir as entidades para compreender o repertório que já estavam preparando. A partir dessas músicas, incluindo Mocinhas da Cidade, que mesmo não sendo natalina fazia todo sentido para o grupo, construímos um roteiro que unisse essas escolhas dentro de uma história guiada por três personagens, cada um oferecendo uma perspectiva sobre o Natal. Gravamos todo o material em estúdio no Conservatório Maestro Paulino, garantindo unidade e qualidade técnica para a apresentação. O mais especial desse processo foi reunir instituições tão diferentes em torno de um mesmo propósito e, com experiência em projetos desse porte, conseguimos organizar, integrar e dar forma artística ao que cada grupo já trazia de mais genuíno", resumiu.
Responsabilidade social
Após a apresentação, os 350 participantes da Cantata foram presenteados com cestas natalinas. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com a Atlética Los Bravos, reforça o compromisso de promover momentos de acolhimento e apoio às famílias atendidas pela rede socioassistencial.
“Desde 2023, a Los Bravos é parceira do município em campanhas de arrecadação, logística e distribuição de donativos, tendo sido reconhecida com o Selo Social. Mais uma vez, a Atlética composta por dezenas de acadêmicos da UEPG atuou em conjunto com o poder público, ampliando o alcance das iniciativas e beneficiando ainda mais usuários”, completou Marina Kloster, responsável pela articulação da parceria público-privada.
Com informações de assessoria de imprensa

























