Miguel Sanches Neto realiza palestras sobre literatura em escolas | aRede
PUBLICIDADE

Miguel Sanches Neto realiza palestras sobre literatura em escolas

Através do projeto Coleção Arma Palavra, crianças são sensibilizadas para o universo literário infantil

O início da produção literária infantil de Miguel Sanches Neto começou com o nascimento dos filhos dele
O início da produção literária infantil de Miguel Sanches Neto começou com o nascimento dos filhos dele -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O escritor e professor, Miguel Sanches Neto, promoveu nesta segunda-feira (22) palestras literárias para os alunos da Escola Municipal Prefeito Theodoro Batista Rosas e Escola Municipal Vereador Orival Carneiro Martins, em Ponta Grossa, sobre a sua nova coleção: Arma Palavra. O autor falou com as crianças e os professores das instituições sobre a escrita de forma lúdica e a importância da leitura na vida das pessoas, além de explicar sobre seu processo de criação literária.

A atividade integra as ações do projeto Arma Palavra, aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pela COPEL e Grupo MADCOMPEN, com produção executiva da ABC Projetos Culturais. Através do projeto, Miguel lançou recentemente os livros Um cachorro chamado Socorro (Container Edições) e Estatuto de um novo mundo para os animais (Editora ABC Projetos Culturais), que em breve estará nas escolas da rede pública de ensino. O projeto ainda prevê o lançamento de outros dois títulos: O Rinoceronte ri e Amanda vai amamentar.

Para Miguel, a literatura infantil traz uma linguagem também composta por diversão. “A palavra, tanto para o escritor como para o leitor, pode ser um brinquedo, uma maneira de diversão. Quantas vezes não damos risada sozinhos, com um livro nas mãos”, enfatiza. Por esse motivo, ele considera que o livro também pode ser um remédio para tristeza.

Questionado pelas crianças sobre a importância da leitura, o autor é categórico: “A leitura faz com que a gente entenda melhor as coisas e as pessoas. Ela nos passa informações por meio das histórias e nos ajuda a enfrentar problemas”. Ele também destaca a importância da frequência na leitura: quanto mais lemos, mais adquirimos repertório, tornando-nos assim, contadores de histórias.

O início da produção literária infantil de Miguel Sanches Neto começou com o nascimento dos filhos dele. Ele conta que os amigos de infância dos filhos também passaram a frequentar sua casa, e nessas visitas, pediam para ele contar histórias. “Foi assim que nasceu A cobra que não sabia cobrar, meu primeiro livro infantil, e vários outros”.

Sobre a produção de Um cachorro chamado Socorro, Miguel conta que a inspiração veio do cachorro que tinha na infância, um pastor alemão, que o pai adotou para cuidar da mercearia da família. Porém, com tantas crianças brincando com ele o dia todo, o cachorro se tornou extremamente dócil, amigo e brincalhão. “Roubaram a mercearia do meu pai e, em vez de proteger, o cachorro queria mesmo era ser protegido”.

Na obra Estatuto de um novo mundo para os animais, Miguel aborda os direitos dos animais a partir da visão das crianças. A obra utiliza o jogo de palavras para despertar a consciência sobre a responsabilidade humana em relação aos animais.

O professor Leandro Soares Machado, regente do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Theodoro Batista Rosas, avalia como importantíssima a ida de escritores às escolas. “Para muitas crianças essa é a única oportunidade de conhecer um autor. Além disso, os relatos e histórias trazidas pelo Miguel sobre fatos que geraram a produção dos livros mostra aos alunos que a literatura também é uma forma de compartilhar memórias”, considera.

Para Helena Marina Sebastião, professora da Escola Municipal Vereador Orival Carneiro Martins, receber o escritor Miguel Sanches é muito significativo para a comunidade escolar, uma vez que o processo de leitura e interpretação é muito trabalhado em sala de aula. “Trazer alguém que trabalha com o que é ensinado em nossas aulas é um exemplo significativo, que estimula as crianças. Assim, elas podem desenvolver mais a capacidade leitora e interpretativa”, defende.

Clara Savinski, de 9 anos, diz que aprendeu muitas coisas através da conversa com o escritor. “Agora vejo que na leitura e na escrita eu posso brincar, reagir de uma forma diferenciada, animada, como se fosse uma brincadeira, além de me sentir mais livre”, descreve a aluna.

João Guilherme, de 10 anos, conta que a turma trabalhou a temática da Coleção Arma Palavra em sala de aula antes da palestra, com produção de poemas, leitura de matérias sobre o assunto, dentre outras atividades artísticas e literárias para receber o autor. Além disso, ele afirma que as falas do escritor o estimularam a ter mais interesse pelos livros e o mundo da literatura. 

Nesta terça-feira (23), o escritor visita as Escolas Municipais Professora Loise Foltran de Lara e Prefeito Dr. Elyseu Campos Mello. Na quarta-feira (24), será a vez das escolas Frei Elias Zulian e Professora Ana de Barros Holzmann. Todas as unidades irão receber gratuitamente exemplares dos livros.

Com informações de assessoria de imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right