Projeto oferece Oficina de Cenografia gratuita em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Projeto oferece Oficina de Cenografia gratuita em Ponta Grossa

As aulas começam hoje (segunda,22) e seguem até o dia 3 de outubro no Centro de Criatividade, sob o comando do premiado profissional Gelson Amaral, vencedor do Prêmio Shell em 2002

O Núcleos Paranaenses de Cenografia viaja pelo Paraná com a missão de expandir a formação nas áreas técnicas para as Artes da Cena e promover a profissionalização
O Núcleos Paranaenses de Cenografia viaja pelo Paraná com a missão de expandir a formação nas áreas técnicas para as Artes da Cena e promover a profissionalização -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após passar por Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão, o projeto Núcleos Paranaenses de Cenografia chega a Ponta Grossa para duas semanas de imersão. As aulas da Oficina de Cenografia começam hoje (22) e seguem até o dia 3 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h no Centro de Criatividade que fica na Avenida Visconde de Taunay, 262. As inscrições ainda estão abertas, são completamente gratuitas e devem serem feitas através do formulário online disponível no link.

Um percurso com o potencial de formar mais de 300 profissionais ligados a uma parte primordial de criação artística no palco, seja ela para o teatro, música, dança ou eventos culturais. Aprovado no Edital Qualifica Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Secretaria de Cultura, o projeto tem como objetivo expandir a formação nas áreas técnicas das artes da cena, algo ainda pouco oferecido no Brasil em termos de profissionalização. Com foco na arte da Cenografia, as Oficinas propõem o compartilhamento de conhecimentos conceituais, teóricos, historiográficos, estéticos, criativos e práticos desse universo conhecido muito bem por Gelson Amaral.

Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Amaral também passou pelo curso de Cenografia e Indumentária do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) dirigido por Antunes Filho, sob coordenação do cenógrafo e também arquiteto José Carlos Serroni, um dos maiores nomes da cenografia nacional e que também inspira a metodologia das Oficinas com o conceito do seu Espaço Cenográfico, em São Paulo. Em meio a inúmeras produções, impossível não mencionar o Prêmio Shell de Melhor Cenografia, recebido em 2002 por Gelson Amaral pelo cenário do espetáculo teatral “Da Arte de Subir em Telhados”, da renomada Armazém Companhia de Teatro.

Gelson Amaral é formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Gelson Amaral é formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) |  Foto: Fabio Alcover
  

“Os ofícios de profissionais das áreas técnicas do teatro são aprendizados adquiridos muitas vezes na prática. É um aprender que se faz constante”, analisa Amaral. Por outro lado, continua o cenógrafo, é uma formação ainda pouco presente em cursos de graduação da área, tampouco em cursos livres e a escassez de profissionais habilitados, com formação na área técnica para as Artes da Cena, também se verifica no Paraná. “Nossa ideia é criar, em cada cidade, um espaço de experimentação que dê a possibilidade aos participantes de vivenciarem na prática os estudos da linguagem cenográfica, com a projeção de cenários, experimentos com maquetes, manipulação de materiais e a confecção de projetos de cenários e/ou elementos cênicos”, justifica. Mantendo a perspectiva de experimentação prática, a metodologia tem como norte a aproximação de cada participante com esses conceitos, teorias e referências enquanto experimentam o exercício do pensar criativamente e esteticamente a artesania da construção de cenários. O cronograma envolve, ainda, visitas técnicas guiadas em espaços teatrais e o exercício de criação de projetos cenográficos por meio da construção das maquetes de espaços dedicados ao teatro em cada uma das cidades-núcleo. “Assim, é possível gerar experiências e reflexões que abarcam a diversidade de espaços para a cena e de processos criativos, bem como de técnicas de construção, orçamentos, materialidades e funcionalidades dos cenários”, completa Gelson Amaral.

O projeto Núcleos Paranaenses de Cenografia vem para ampliar os conhecimentos de profissionais que já atuam na área, mas também se direciona a quem quer iniciar nesta arte, com foco em promover novas possibilidades de trabalho para outros agentes culturais. Além de Amaral, participam da proposta a pesquisadora e doutora em Artes Cênicas Carin Louro e o ator e diretor Marcos Martins, ambos com longa trajetória nas artes do espetáculo. À frente da produção executiva, o também ator e pesquisador Álvaro Canholi, da PÁ! Artística, proponente do projeto.

Os desafios do projeto não são poucos. Além de resgatar e celebrar a história da cenografia no Brasil e no Paraná, o desejo é revelar novos talentos pelo Estado, fazendo surgir uma categoria forte e qualificada de técnicos e artistas da cena nas cidades abarcadas pelo projeto ao provocar reconhecimento, reflexão e difusão do fazer cenográfico. Para Álvaro Canholi, o processo de qualificação de artistas e técnicos deve contribuir para a cena cultural do estado e para a profissionalização das áreas técnicas das Artes da Cena, oferecendo outras possibilidades de trabalho para muitas pessoas que estarão aptas a atender as demandas do mercado artístico paranaense. Os materiais para as aulas também são fornecidos gratuitamente aos alunos. “Este projeto possui caráter formativo e, por si só, já cumpre com o importante papel de atuação social, comunitária e democratizadora que toda proposta cultural deve assumir”, diz.

Depois de Ponta Grossa, o projeto segue para Guarapuava, Curitiba e Paranaguá. Em cada uma das cidades-sede são disponibilizadas 40 vagas para pessoas maiores de 18 anos. Mais informações pelo e-mail nucleosartesdacena@gmail.com e nas redes sociais do projeto: @nucleos_pr_cenografia

Serviço:

Núcleos Paranaenses de Cenografia | Oficinas de Cenografia

Projeto aprovado no Edital Qualifica Paraná, pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Em Ponta Grossa

De 22 de setembro a 03 de outubro

Local: Centro de Criatividade (Avenida Visconde de Taunay, 262)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Inscrições gratuitas, para maiores de 18 anos, pelo formulário online.

Com informações de assessoria de imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right