Museu Cenas divulga imagens históricas inéditas da Paróquia Espírito Santo de PG
O acervo, que faz parte do projeto ‘Cenas da Cidade’, conta com imagens históricas do início da paróquia
Publicado: 14/05/2025, 15:54

O Museu Cenas de Ponta Grossa disponibilizou de forma gratuita mais de 200 fotografias históricas do acervo da Paróquia Espírito Santo, localizado na Colônia Dona Luzia, dentro do projeto ‘Cenas da Cidade’. Além de contar parte da história da religiosidade na cidade, as imagens também retratam a formação de uma comunidade de imigrantes russos-alemães, sua cultura e suas ações sociais. O projeto é realizado pela Estratégia Projetos Criativos em parceria com a ABC Projetos Culturais. As imagens históricas estão disponíveis no site.
Desde a sua fundação, em 11 de fevereiro de 1959, a Paróquia Espírito Santo reflete a trajetória de diferentes instituições religiosas no Brasil: a interação entre a fé e as ações sociais. Para mostrar o contexto das imagens aos visitantes do Museu Cenas, o historiador Eduardo Terleski reuniu 15 imagens representativas deste novo acervo na exposição virtual intitulada ‘Paróquia Espírito Santo: A igreja como ponto de encontro entre religiosidade e ação social’, disponível em destaque na página inicial do site. A exposição documenta ações de assistência a comunidades carentes, a organização de eventos comunitários, prestação de serviços de saúde e educação e cultos religiosos, junto a um texto histórico explicando essas relações. Para além da exposição virtual, quem quiser conhecer todas as fotografias digitalizadas pode ir na aba Pesquise, clicar em Pesquisa Avançada e logo em seguida escolher o Acervo Paróquia Espírito Santo.
Inicialmente denominada de Paróquia São Vendelino, em homenagem a um homem rico que renunciou seus bens materiais para seguir uma vida de simplicidade e dedicação ao próximo, as fotografias que compõem o acervo permitem analisar a função multifacetada da igreja que, ao longo dos seus 66 anos de história, se estabeleceu não apenas como espaço religioso, mas também como agente de transformações sociais imersas nas questões sociais, econômicas e políticas de sua época. Além de celebrações religiosas, é possível encontrar no acervo registros de cursos de alfabetização, distribuição de alimentos e momentos de convivência.
“Essas imagens são testemunhas de um cuidado cotidiano e de uma expressão de solidariedade. Ao observarmos as fotos desta exposição, somos convidados a refletir sobre a ambiguidade da atuação da igreja em sua interface com a sociedade: um espaço de fé e devoção, mas também de acolhimento e assistência”, comenta Teleski.
Para Alessandra Bucholdz, diretora do museu, “o acervo inédito da Paróquia Espírito Santo enriquece o grande mosaico que é o Museu Cenas, valorizando a identidade cultural de Ponta Grossa e contribuindo para a preservação da memória”. A digitalização das fotografias ficou por conta da historiadora Vitória Gabriela Oliveira e a catalogação foi feita pelos bolsistas Maria Gabriela Drapalski e Jeferson de Souza, ambos estudantes do curso de História da UEPG, sob supervisão do historiador Eduardo Terleski.
Segundo Eduardo Godoy, diretor da Estratégia Projetos Criativos, o projeto ‘Cenas da Cidade’ está mapeando novos acervos para além da região central. “Nosso objetivo com este projeto é digitalizar, catalogar e disponibilizar ao público fotografias que contem a história da cidade por diversos ângulos, com foco nos bairros e distritos”, explica. Atualmente o museu está coletando fotografias também nos distritos de Guaragi, Itaiacoca e Periquitos, além da Vila Nova e da Comunidade Remanescente Quilombola Sutil. O projeto é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal | Prefeitura de Ponta Grossa - Secretaria Municipal de Cultura.
Museu Cenas
Em funcionamento desde 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que possui mais de 5 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas, digitalizadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual. As temáticas e épocas presentes nos arquivos são variadas e contam a trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa através de locais, construções, eventos e pessoas.
Com informações de assessoria