TJ determinou retorno de homem morto em confronto à cadeia em abril
Jhonatan de Paula cumpria pena por latrocínio em regime semiaberto, mas descumpriu medidas de monitoramento eletrônico
Publicado: 14/05/2025, 00:16

Jhonatan de Paula, homem de 30 anos morto em confronto com o Pelotão de Choque da Polícia Militar (PM), em Ponta Grossa, possuía passagens por diferentes crimes, segundo informe divulgado pela corporação. O óbito aconteceu na noite desta terça-feira (13), na Vila DER, no bairro Colônia Dona Luiza.
O histórico criminal de Jhonatan inclui furtos, roubos e ameaças. De acordo com a PM, o homem possuía um mandado de prisão em aberto por latrocínio (roubo seguido de morte), pelo qual ele havia sido condenado a 23 anos de prisão.
A reportagem do Portal aRede apurou que Jhonatan chegou a cumprir parte da pena em regime fechado. No entanto, em outubro de 2024, teve o direto à progressão para regime semiaberto com monitoração eletrônica. Entre as obrigações determinadas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) estavam não retirar ou quebrar a tornozeleira eletrônica.
No fim de abril deste ano, uma nova decisão do TJPR revogou o regime semiaberto por descumprimento das obrigações impostas e determinou o encaminhamento de Jhonatan para a Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara. O mandado de prisão foi expedido em 05 de maio.
CONFRONTO - O Portal aRede apurou junto à PM que, cientes da ordem judicial, policiais localizaram Jhonatan e tentaram abordá-lo. No entanto, o rapaz fugiu. Já na Rua Cyrina Stahlschmidt Martins, a equipe verificou que o homem sacou uma arma, segundo informe enviado à imprensa. Em seguida, os agentes interviram e atiraram.
Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas Jhonatan não resistiu e morreu no local. Uma arma, ainda não identificada, foi localizada com o homem. A Polícia Científica esteve no local para realização de perícia e recolhimento do corpo.
Informações sobre o velório e sepultamento de Jhonatan de Paula devem ser divulgadas nas próximas horas pelo Serviço Funerário Municipal.