Filme brasileiro 'O Último Azul' vence três prêmios no Festival de Berlim
Produção dirigida por Gabriel Mascaro tem estreia prevista no Brasil para este ano
Publicado: 23/02/2025, 10:42

O filme “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, recebeu três prêmios na 75ª edição do Festival de Berlim. O longa-metragem conquistou o Grande Prêmio do Júri; Prêmio do Júri Ecumênico, concedido a filmes que abordam questões espirituais e sociais; e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost, oferecido por leitores do jornal alemão.
Na história distópica sobre envelhecimento ambientada na Amazônia, Tereza busca realizar seu último desejo antes de ser exilada para uma colônia habitacional. O filme é uma coprodução entre Brasil, México, Chile e Holanda. O elenco conta com nomes como Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro e Dimas Mendonça.
A produção tem estreia no Brasil prevista para este ano e é a primeira vez desde 2020 que um filme brasileiro concorre ao Urso de Ouro, prêmio que já foi celebrado por “Central do Brasil” (1998) e “Tropa de Elite” (2008).
URSO DE OURO - O Urso de Ouro, prêmio principal do 75º Festival de Berlim, foi para o drama norueguês Dreams (Sex Love), do diretor Dag Johan Haugerud. A trama fala sobre o despertar sexual de uma jovem mulher. O filme, estrelado por Ella Overbye é a última parte da trilogia de Haugerud explorando intimidades emocionais e físicas.
Com informações da Agência Brasil.