Jogo retrata história e o patrimônio cultural de Ponta Grossa
'Relíquias de Ponta Grossa' combina literatura e tecnologia para apresentar de forma lúdica e interativas marcos do município
Publicado: 04/12/2024, 16:36
Joaquim, um velho tropeiro cheio de segredos e histórias, é quem conduz crianças, e até adultos, por uma aventura pelas terras de Ponta Grossa. O passeio virtual acontece por meio de um game educativo que estimula os pequenos de até 12 anos a conhecer as riquezas históricas e culturais do município. Aliando literatura e tecnologia, o projeto 'Relíquias de Ponta Grossa' foi lançado na Feira do Produtor, onde crianças, jovens e adultos puderam se divertir enquanto aprendiam ou relembravam marcos importantes da cultura local.
'Relíquias de Ponta Grossa' traz um conteúdo lúdico, com fotografias e jogos interativos, para que crianças, principalmente, possam se divertir enquanto aprendem. A iniciativa é da produtora cultural Erika Vernek, que explica os objetivos do projeto. “Quando as crianças conhecem a história do lugar onde vivem, elas não só entendem suas origens como também descobrem valores e tradições que moldam sua comunidade. Isso fortalece o vínculo com o espaço, estimula a criatividade e cria um senso de pertencimento. Nós entendemos que resgatar o passado é essencial para que esse público consiga entender e valorizar suas raízes, assim como também se sintam capazes de construir o futuro como protagonistas de sua própria história”.
Dezenas de famílias que passavam pelo espaço kids, montado na entrada da Feira do Produtor, no dia 30 de novembro, puderam acessar o jogo utilizando um óculos de realidade virtual. Mas em casa ou na escola, o game pode ser facilmente aplicado pelo computador, celular ou tablet, basta acessar o site do projeto.
Para o desenvolvedor de web do 'Relíquias de Ponta Grossa', o game-literatura leva as crianças a uma aventura única e cheia de desafios pelo Caminho das Tropas, marcando a origem do município na região dos Campos Gerais. Murilo XV explica que a ideia de trazer o conhecimento sobre a nossa cidade para dentro de jogos lúdicos, também perpassa pela proposta de auxiliar as crianças a desenvolverem habilidades específicas, como a memória visual, inteligência espacial, foco e concentração, desenvolvimento cognitivo e de tomada de decisão. No entanto, o que mais alegra Murilo é saber que a tecnologia aliada à educação pode ensinar uma nova cultura a todos.
“Esses momentos de integração da família que o projeto também estimula são muito bons para que os pais ou os responsáveis pelas nossas crianças saibam como usar os ambientes digitais para educar, socializar e criar o pertencimento de cada um como sujeito”, destaca Murilo.
PRINCESA DOS CAMPOS - O projeto é composto por três jogos: Palavra-mágica, Jogo da Memória e o Quiz. Neste último, Manuela Vitória Maciel Prestes, de 12 anos, descobriu o significado da coroa na bandeira de Ponta Grossa, um símbolo importante da cidade. Com a dica certeira de sua mãe, a estudante do 7º ano do ensino fundamental elucidou a questão: “Onde teu pai trabalha?” Agora, Manuela sabe que o apelido da nossa cidade é Princesa dos Campos, além de muitas outras histórias e relíquias naturais. “Eu gostei de jogar por que conta muitas histórias de Ponta Grossa que as crianças não sabem. A gente vai aprendendo!”, ressalta a menina.
JOGO - O projeto 'Relíquias de Ponta Grossa' combina literatura e tecnologia para apresentar de forma lúdica e interativa dez marcos culturais e naturais que representam a essência da cidade. Por meio do game-literatura, os participantes têm a oportunidade de explorar as riquezas locais como a Taça de Vila Velha, a Araucária, o Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha. O projeto também destaca patrimônios históricos e culturais como a Estação Arte, a Estação Saudade, a Maria Fumaça, o Cine Teatro Ópera, o Memorial dos Tropeiros e a Bandeira da Cidade.
Érika destaca que o projeto é uma imersão no passado e no presente da cidade, promovendo o conhecimento e a valorização das memórias e dos símbolos que fazem parte da nossa história. “Reconhecer os símbolos da cultura local significa perceber a história do lugar, as origens das pessoas, as verdades e os valores que pautam as relações entre elas”, comenta a idealizadora do projeto. O 'Relíquias de Ponta Grossa' é realizado pela Genius Soluções e tem incentivo da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura - Governo Federal, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Com informações da Assessoria de imprensa.