Festival literário promove cultura e inclusão em PG | aRede
PUBLICIDADE

Festival literário promove cultura e inclusão em PG

Evento gratuito será realizado nos dias 7 e 8 de junho no SESC Estação Saudade, em Ponta Grossa. Rodas de conversas vão reunir escritores e ilustradores paranaenses

As atividades acontecerão no SESC Estação Saudade.
As atividades acontecerão no SESC Estação Saudade. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, promovido pela ABC Projetos Culturais, acontece nos dias 7 e 8 de junho em Ponta Grossa, com uma programação bem diversificada. A palestra magna será com o escritor Domingos Pellegrini no dia 7 (sexta-feira), às 19h30, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com mediação do reitor e escritor Miguel Sanches Neto.

O evento terá rodas de conversa de 20 obras lançadas pela Biblioteca Gralha Azul, com a presença de 19 escritores e 11 ilustradores – todos paranaenses. As atividades acontecerão no SESC Estação Saudade. As obras já estão disponíveis para consulta e download gratuito no site da Biblioteca Gralha Azul.

Paralelamente às rodas de conversas e palestras, o Festival conta com uma programação especialmente pensada para o público infantojuvenil. “Selecionamos personagens ou cenas de cada um dos livros que vão virar silhuetas ‘instagramáveis’ na plataforma da Estação Saudade, fazendo com que os próprios protagonistas das histórias recepcionem o público. Nesses painéis, haverá QR Code para as pessoas acessarem as obras”, explica Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos e curadora do Festival.

Durante os dois dias de festival, haverá contações de histórias e leituras interpretadas com Alfredo Mourão e Letícia Teixeira. “As contações de história são releituras de algumas das obras da Biblioteca Gralha Azul apresentadas dentro de um viés dramatúrgico”, explica Alessandra.

Além disso, haverá pocket shows, com o autor Alexandre Leocádio, que vai apresentar sua própria história “O tapetinho mágico de Kadu Sunshine” musicalizada, além de uma composição que fez em homenagem ao Poty, mascote da Biblioteca Gralha Azul. O escritor e músico Silvestre Alves também participará com histórias cantadas a partir do seu livro Acalanto Princesino.

Inspirados na obra “Comida de outro planeta” professores do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG, Isabela Bryk, Lucas Lima e Ketlyn Paz, ministrarão a oficina tridimensional “Modelando a Alimentação”. A oficina acontecerá nos dias 7 e 8, das 14h às 16h, sendo cada turma com até dez crianças por horário.

Por meio de totens tecnológicos, as crianças e adolescentes poderão acessar todas as obras para leitura, audição dos audiolivros ou ainda jogar um Quiz para testar seus conhecimentos sobre as obras da Biblioteca. O cenógrafo, artista plástico e ilustrador Élio Chaves preparou um cenário em miniatura da loja do Seu Henrique, presente no e-book “Para frente e para trás”, fazendo com que o público “entre” na história.

Ainda será possível viajar através da realidade virtual pela história da Zoe, contada no livro “Dançando com as Dobrinhas”. A atividade promoverá imersão e tem como propósito despertar a empatia. “Amélia Poleiro” (protagonista da obra homônima) também dará uma lição sobre identidade, mostrando como superou o preconceito com o nome, ressignificando seu próprio olhar. A partir dessa história o público será convidado a falar sobre as experiências com seu próprio nome. Um Jogo da Memória gigante também estará disponível na plataforma da Estação Saudade, desafiando a memória de quem passar por lá.

A artista mirim Ana Luisa Siqueira de Souza brindará o público com declamações poéticas e o Instituto Pegaí Leitura Grátis realizará a distribuição de livros infantojuvenis.

“Com essas atividades queremos passar a mensagem de que uma história pode ser vivenciada de diversas formas, provocando inúmeras experiências, sensações, reflexões e sentimentos... As histórias são vivas e passíveis de serem reelaboradas o tempo todo pelas crianças, considerando seus próprios repertórios e outros que aos poucos elas vão agregando”, descreve a curadora. Acessibilidade e democratização de acesso

A programação do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias conta com medidas de acessibilidade. Todas as rodas de conversa terão audiodescrição realizada pelos autores, ilustradores e mediador. As rodas de conversa que acontecerão na sexta-feira (6), serão acompanhadas por intérprete de libras.

Os e-books da Biblioteca Gralha Azul poderão ser lidos ou então ouvidos nos totens disponíveis no evento. Toda a programação é gratuita, garantindo a democratização de acesso.

O Festival foi aprovado pela Lei Municipal de Eventos Geradores de Fluxo Turístico (SETUR PG) e conta com patrocínio da Continental Produtos Automotivos do Brasil. É uma realização da ABC Projetos Culturais com o apoio do SESC Estação Saudade e UEPG. O evento vai reunir autores e ilustradores de 17 cidades, contemplando todas as regiões do Estado.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE