Confira a coluna RC deste domingo (03/09)
Confira o olhar sobre a nossa princesa de Consuelo Taques Ferreira
Publicado: 03/09/2023, 02:30

Meu olhar sobre a Princesa!
Polímata vem do grego polymathēs, que significa “aquele que aprendeu muito”. Atualmente, o termo é usado para designar pessoas que estudaram e aprenderam muito em várias áreas do conhecimento humano.
Consuelo Taques Ferreira é assim. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Direito Processual Civil pela mesma instituição. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua na área de Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Sucessões e Responsabilidade Civil do Profissional da Área da Saúde.
Graduada também em Psicóloga Clínica.
Acredita que a mudança do mundo se dará através da educação. Segundo ela, um povo que respira cultura é seguramente senhor de suas escolhas.
Encontrou na maternidade de Eduardo e Roberto, seu ponto de equilíbrio.
Atualmente compartilha sua vida com Marcelo Costa de Miranda em Rondonópolis - MT; conservando domicílio também na cidade onde nasceu e tem parte de sua vida profissional.
O olhar sob a Princesa, é parafraseado de Emília Clark: Leia, cresça e faça sua história. “Nunca discuta com pessoas que tem uma televisão maior que sua biblioteca.” Confira!
RC - 200 anos da Cidade, quais são os melhores feitos dessa terra que surgiu em meio ao caminho das tropas?
Consuelo – Sou cidadã de Ponta Grossa; nasci aqui e aqui construí minha vida. Recebi meus amados filhos Eduardo e Roberto.
Vi em parte deste tempo a cidade crescer em tamanho; em economia; em contingente populacional o que trouxe nestas últimas quatro décadas significativas mudanças para a cidade e sua gente. Ponta Grossa sempre sofreu o estigma de ser uma cidade provinciana; onde o indivíduo era apresentado pelo sobrenome que o acompanhava; nisto residia a sua identidade e validação.
Penso que isto mudou, tributo um pouco pelo aumento de sua população e outro tanto pelo investimento em cultura e educação de modo geral.
Sinto-me feliz em ver que há hoje contribuição direta de investimentos na cidade através de meu filho Roberto (em esporte, saúde e educação) no momento que empreende com a Academia Platinum e seguramente em futuro próximo do Eduardo que considero vá exercer medicina por aqui!
RC - Olhando para o futuro, quais seriam as maiores oportunidades que temos a desenvolver na cidade?
Consuelo – Dar seguimento ao acima destacado; continuar a investir principalmente em educação.
Um povo que respire cultura é seguramente senhor de suas escolhas. Não se manipulam mentes sedimentadas em boas bases.
“Nunca discuta com pessoas que tem uma televisão maior que sua biblioteca.” (Emília Clarke)
GALERIA DE FOTOS
RC - Qual seria a manchete ideal para os 200 anos da Cidade?
Consuelo – Leia, cresça e faça sua história.
RC - Uma doce memória do passado da Cidade que tenha vivido e uma memória que gostaria que fosse eternizada no futuro?
Consuelo - Em Ponta Grossa há construções antigas que ainda resistem.
Retratam um tempo que jamais voltará. Penso talvez em tombamento; preservação de espaços antigos para se promover cultura. Algo a ser considerado pela administração de alguns destes cenários.
História preservada.
Memórias que são passadas às gerações que nos seguirão; algumas das poucas que registro, infelizmente, já não existem mais.
Olho com nostalgia para o que vejo de “antigo” em Ponta Grossa.
Reverencio o passado com respeito à luta de muitos que nos antecederam e confio no futuro como reflexo de nossas boas obras “neste exato momento”!