Coluna Trilha da Fé: Núncios apostólicos na Diocese | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Trilha da Fé: Núncios apostólicos na Diocese

Responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos, o Núncio Apostólico é justamente quem acompanha mais de perto as necessidades pastorais da Igreja, avaliando as carências do Povo de Deus.

IX Congresso Sacerdotal Brasileiro e I Congresso Sul Brasileiro de Seminaristas Maiores
IX Congresso Sacerdotal Brasileiro e I Congresso Sul Brasileiro de Seminaristas Maiores -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Núncio Apostólico é um cardeal católico pertencente ao serviço diplomático da Santa Sé. Segundo o Código de Direito Canônico (Cânones 362 – 367), o Núncio Apostólico é o representante do Papa, uma espécie de embaixador, que tem como missão efetivar vínculos e tornar eficaz o diálogo e a proximidade das dioceses e bispos com o santo padre, o Papa, e, ainda, promover e estimular o diálogo e relações entre a Santa Sé e as autoridades do País ao qual ele corresponde. O atual Núncio Apostólico do Brasil foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020.

Trata-se de Dom Gianbattista Diquattro, de origem italiana, arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Ele trabalha no serviço diplomático da Santa Sé desde 1985, tendo colaborado em missões diplomáticas na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, na Secretaria de Estado do Vaticano e nas nunciaturas apostólicas na Itália, Panamá, Bolívia, Índia e no Nepal. Responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos, o Núncio Apostólico é justamente quem acompanha mais de perto as necessidades pastorais da Igreja, avaliando as carências do Povo de Deus.

Na história da Diocese de Ponta Grossa consta que a 7 de maio de 1924, a cidade recebia a visita do bispo de Curitiba, Dom João Francisco Braga, para tratar do patrimônio necessário para que aqui se criasse uma diocese. A maioria dos habitantes influentes se manifestou a favor da criação e se comprometeu em ajudar financeiramente. Na volta à capital, o bispo viajou de trem em companhia do governador Caetano Munhoz da Rocha, que o comunicou ter recebido correspondência do Ministério do Exterior sobre a vinda de um Visitador Apostólico ao Paraná. Dom João Braga entrou, então, em contato com o Núncio Apostólico Dom Henrique Gasparri, dizendo estar tudo certo para a criação não só da Diocese de Ponta Grossa como também da de Jacarezinho e da Prelazia de Foz do Iguaçu. Curitiba passaria a ser Arquidiocese e se desligava da Igreja Arquiepiscopal de São Paulo.

Bem mais tarde, em 20 de agosto de 1976, a sede da Diocese recebia a visita do Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco, que, ao lado do bispo Dom Geraldo Pellanda, acompanhou a entrega da carta de agregação do Serra Clube Ponta Grossa ao Movimento Serra Internacional.  A cerimônia ocorreu no Vila Velha Palace Hotel. Ainda por iniciativa do Movimento Serra, em 1984, por ocasião do IX Congresso Sacerdotal Brasileiro e I Congresso Sul Brasileiro de Seminaristas Maiores (foto), o Núncio Apostólico Carlo Furno veio a Ponta Grossa. Ele celebrou a missa de encerramento do congresso que reuniu cerca de 900 seminaristas no Clube Guaíra. E, em 23 de julho de 2009, o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri foi quem presidiu a celebração da bênção e dedicação da nova Catedral Sant`Ana, cerimônia que marcou oficialmente o término das obras da igreja.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE