MCG mergulha nas histórias infantis de Monteiro Lobato | aRede
PUBLICIDADE

MCG mergulha nas histórias infantis de Monteiro Lobato

O Museu e a Companhia Zoom abrem à visitação a exposição que reúne objetos, móveis, quadros, esculturas e trechos referentes à obra do escritor brasileiro

A exposição reúne objetos, móveis, quadros, esculturas e trechos referentes à obra do escritor brasileiro
A exposição reúne objetos, móveis, quadros, esculturas e trechos referentes à obra do escritor brasileiro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Museu e a Companhia Zoom abrem à visitação a exposição que reúne objetos, móveis, quadros, esculturas e trechos referentes à obra do escritor brasileiro

O Museu Campos Gerais da UEPG e Companhia Zoom abrem à visitação a Exposição Lobatiando, mostra que reúne objetos, móveis, quadros, esculturas e trechos referentes à obra do escritor brasileiro Monteiro Lobato. A inauguração oficial acontece em evento aberto ao público, na segunda-feira (14), às 19h.

“A vinda da exposição para a UEPG surgiu de parceria com o Museu Histórico da Universidade Estadual de Londrina e da necessidade de inserir o MCG no roteiro de mostras que circulam pelo estado”, afirma o diretor do MCG Niltonci Chaves. O professor e historiador diz que “a Lobatiando leva o museu a atender o público infantil e juvenil, além de desenvolver novas possibilidades de interação e mediação. Trata-se de explorar um novo uso do salão Saint-Hilaire, que abrigou até então a exposição fotográfica de Orlando Azevedo”. “Consideramos também que a obra de Monteiro Lobato é referencial na cultura popular brasileira”, pontua o diretor.

A exposição – que tem mais de 20 quadros, adereços, além de cartas de estudantes, livros raros e esculturas de personagens – leva a assinatura das irmãs e artistas plásticas Patrícia e Renata Maia. A curadoria é da professora Sueli Bortolin, do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade de Londrina.

O objetivo da exposição, de acordo com as organizadoras, é resgatar o gosto pela literatura brasileira e não tem limitação de idade. “Quando se pensa em literatura infantil brasileira, a primeira ideia que vem é Monteiro Lobato. Ele impulsionou a literatura infantil brasileira e influenciou outros grandes escritores, como Ana Maria Machado”, explica. A exposição tem como pano de fundo a literatura infantil, mas é atraente para todos os públicos. “Por isso teremos uma série de atividades que acompanham e orientam a visita do público, como dramatização, oficinas e mediação qualificada”, adianta a diretora de Ação Educativa do MCG, Patricia Camera. Também estão previstas ações de interesse acadêmico em outubro e novembro para o debate das de facetas e posições de Monteiro Lobato.

Entre os destaques da exposição estão a boneca Emília e também texto do escritor e reitor Miguel Sanches Neto que recupera a passagem de Lobato por Ponta Grossa. O diretor do acervo do MCG, Rafael Schoenherr aponta que “as histórias do Sítio do Picapau Amarelo compõem o imaginário de gerações no Brasil, com diversas reapropriações audiovisuais e imagéticas, que dialogam inclusive com públicos de diferentes idades”. O professor comenta ainda que “o sítio não é apenas um cenário, mas um lugar imaginário de formulação, jogo, histórias e lendas da cultura brasileira, uma espécie de lugar de memória”.

Serviço

A exposição Lobatiando fica aberta ao público até 7 de dezembro, no Museu Campos Gerais. A visitação é de terça a sábado, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h. As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (42) 3220-3470 e ocorrem de terça a sexta-feira. Todas as atividades são gratuitas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE