Safra
PG intensifica a colheita e Estado prepara estrutura
Na região dos Campos Gerais, grande volume de soja será retirado do campo entre os dias 10 de março e 20 de abril
Fernando Rogala | 28 de fevereiro de 2019 - 02:45

Na região dos Campos Gerais, grande volume de soja será retirado do campo entre os dias 10 de março e 20 de abril
Dentro de cerca de duas semanas, a partir do dia 10 de março, o fluxo de máquinas agrícolas no campo e de caminhões nas estradas da região dos Campos Gerais será intenso. Isso ocorre com a intensificação da colheita de soja, que segundo o núcleo regional do Departamento de Economia Rural, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, será registrado até o dia 20 de abril. Entretanto, com a safra avançadas em outras regiões, como norte do paraná, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a partir desta semana, a expectativa é um amento tanto no fluxo de caminhões para descarga do produto quanto no número de navios para carregar as commodities com destino a outros países. Caminhões os quais, em sua maior parte, passam por Ponta Grossa.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina trabalha junto com a comunidade portuária para evitar filas nas estradas e vias de acesso, além de manter a eficiência no embarque dos navios, reduzindo o tempo de permanência das embarcações. “Estamos preparados para receber uma quantidade de carga. No trânsito, nossa maior preocupação é finalizar a construção do viaduto na BR 277, na entrada da cidade. Estamos dentro do cronograma e esperamos finalizar ainda neste primeiro semestre”, disse o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.
O fluxo no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, que normalmente é de mil veículos por dia, subiu para 1,7 mil caminhões e pode alcançar até dois mil veículos já no início de março. Para os próximos três meses, esses terminais esperam receber um volume de mais de 7,5 milhões de toneladas de grãos, para descarga, principalmente soja (mais de 4,7 milhões de toneladas). Da soja exportada pelo Porto de Paranaguá,, 72% são produção do próprio Estado, outros 10% vêm do Mato Grosso, 9% de Goiás, 3% do Mato Grosso Sul.
Colheita da soja nos Campos Gerais atinge 15% do total
A colheita da soja na região dos Campos Gerais, informa Luiz Alberto Vantroba, atingiu a marca de 15%, por parte dos que plantaram a soja precoce mais no início da janela de plantio. Agora, a colheita está em ritmo lento, mas será retomada em especial no dia 10. “Os produtores estão se preparando, regulando as máquinas, para que quando a cultura tiver no ponto de colheita, seja iniciada e não haja problemas”, informa. As chuvas dos últimos dias, na avaliação de Vantroba, são positivas, especialmente para as propriedades que estão na fase de enchimento de grão. Segundo ele, só será prejudicial se chover muito na época da colheita.
As informações são da assessoria de imprensa